Sucesso da educação em Sobral

241

O município de Sobral – CE

Há mais de 20 anos, o município de Sobral iniciou um processo de reforma educacional. Seu objetivo visava elevar a qualidade da educação e, mais importante, conseguir fazer com que a educação chegue a todas as crianças.

Desafios: Alfabetização

Desde o início, um dos primeiros indicadores que trouxe à tona a necessidade de mudanças foi a falta de alfabetização eficaz. Apesar dos esforços para acelerar o progresso dos alunos em defasagem, as taxas de reprovação persistiam, perpetuando as distorções no fluxo escolar.

Solução

Destacando-se a partir de 2003, o Instituto Alfa e Beto iniciou a parceria com o município. Introduzindo o Programa Alfa e Beto de Alfabetização, a iniciativa buscava alfabetizar as crianças logo no 1º ano do Ensino Fundamental. O trabalho começava já na Pré-Escola II, desenvolvendo a consciência fonêmica e preparando os alunos para a alfabetização subsequente.

Isso significa, que o Instituto Alfa e Beto teve uma importante participação no desenvolvimento e na consolidação da experiência de Sobral, iniciada em fins do século passado com programas de correção do fluxo escolar e de gestão. Em seguida, houve a implementação dos programas de alfabetização, de ensino estruturado e de consultoria para o revigoramento das séries finais.

Resultados 

Assim, ao submeter as turmas à Prova Brasil a partir de 2007, Sobral testemunhou um aumento notável nas notas de Língua Portuguesa, crescendo 54% até 2019, em comparação com a média de 37% dos municípios cearenses. Quanto a Matemática, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 64,5% em Sobral e 29,7% no Ceará.

Já em 2017, Sobral ocupava o 1º lugar no ranking, cedendo a posição para Coruripe em 2019. Estes dados destacam três aspectos cruciais:

  • Primeiramente, evidencia-se um aumento progressivo nos resultados.
  • Em segundo lugar, um salto notável ocorreu em 2009, possivelmente resultado do efeito cumulativo da implementação de programas de ensino estruturado nos anos anteriores.
  • Terceiramente, observa-se uma tendência à redução da dispersão dos resultados, indicando simultaneamente um aumento na qualidade e equidade educacional. Até o momento, nenhum outro município brasileiro alcançou esse nível simultâneo de desempenho e equidade.

Confira abaixo a evolução desses dados:

Evolução de notas de Matemática na Prova Brasil – Séries Iniciais Evolução de notas de Português na Prova Brasil – Séries Iniciais