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VII Seminário Internacional Alfa e Beto

Como saber se o aluno foi alfabetizado?

VII Seminário Internacional Alfa e Beto

Provinha Brasil, Prova ABC, ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização: esses testes avaliam competências da alfabetização?

Nos últimos anos, a alfabetização tornou-se refém de uma disputa ideológica. As faculdades de educação brasileiras continuam presas ao passado, e ainda não ensinam aos professores e aos futuros professores as evidências da ciência cognitiva da leitura, que são fundamentais nesse processo. A inexistência de um currículo nacional, que determine o que cada aluno deve aprender em cada série escolar, contribui para um cenário ainda mais desastroso, pois falta clareza sobre o que seja alfabetizar ou sobre quando isso deve ocorrer.

Continuando sua trajetória de propor um debate científico e fundamentado sobre os grandes temas da educação nacional, o Instituto Alfa e Beto promoveu em 2014 o VII Seminário Internacional, cujo tema foi Como saber se o aluno foi alfabetizado? Cinco dentre os maiores estudiosos da aprendizagem da leitura nos ajudaram a responder a essa pergunta. Dois jornalistas foram convidados para ampliar a discussão e trazer o debate para o seio da sociedade.

Confira na íntegra as palestras do evento:

Leia abaixo a publicação-síntese deste Seminário. Para fazer o download completo, clique aqui:

Palestrantes

Seminarios_Jose Morais

José Morais

Universidade Livre de Bruxelas

Doutor em desenvolvimento da cognição e psicolinguística da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. É também doutor honoris causa da Universidade de Lisboa e professor emérito da ULB, onde ensinou psicolinguística assim como psicologia e neuropsicologia cognitivas e onde foi Diretor da Faculdade de Psicologia e do Laboratório de Psicologia Experimental e da Unidade de Pesquisa em Neurociências Cognitivas. Foi Presidente do Comitê Nacional de Psicologia da Academia das Ciências da Bélgica entre 2002 e 2010, membro do Observatório Nacional da Leitura da França entre 1995 e 2006 e é, desde 2007, membro da Comissão Científica do Plano Nacional de Leitura de Portugal. As suas contribuições científicas trataram ou tratam de questões relativas à especialização funcional dos hemisférios cerebrais, ao processamento da fala, à aprendizagem da leitura e às relações entre alfabetização, cognição e cérebro. Publicou diversos livros, entre os quais A Arte de Ler (UNESP, 1994) e Criar Leitores (Manole, 2013).

Seminarios_Sao Luis Castro

São Luís Castro

Universidade do Porto

São Luís Castro é professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Na instituição, onde concluiu o doutorado em Psicologia Experimental, dirige o Laboratório de Fala e o Grupo de Investigação em Linguagem. Em 2006, recebeu o Prémio Cegoc (Portugal) pelo desenvolvimento da ALEPE, uma bateria de testes psicológicos para a avaliação das competências de leitura em Língua Portuguesa. Primeiro enquanto estudante das assimetrias entre os dois hemisférios cerebrais, mais recentemente enquanto investigadora, tem profundo interesse pela linguagem.

Seminarios_Franck Ramus

Franck Ramus

Escola Normal Superior

Franck Ramus é pesquisador sênior do Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística da Escola Normal Superior, em Paris, França, onde lidera os estudos na área de Desenvolvimento Cognitivo e Patologias. Sua pesquisa está baseada no desenvolvimento da linguagem e da cognição social em crianças, seus distúrbios (dislexia, distúrbios específicos de linguagem, autismo) e suas determinantes (genéticas e ambientais). Graduado em engenharia pela Escola Politécnica, é Ph.D. em Ciência Cognitiva pela Escola para Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS).

Seminarios_Marialuisa Martelli

Marialuisa Martelli

Universidade de Roma La Sapienza

Graduada em Psicologia pela Universidade de Roma La Sapienza (Itália), é Ph.D. em Psicologia e Psicofisiologia da Percepção pela mesma universidade. Realizou pesquisas nas universidades americanas da Virgínia e de Nova York. Entre outros, se dedica a assuntos relacionados à leitura e distúrbios da aprendizagem, como a dislexia.

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Johannes C. Ziegler

Universidade de Provença

Johannes C. Ziegler é diretor do Laboratório de Psicologia Cognitiva da Universidade de Provença, em Marselha, França. É Ph.D. em Neurociência pela mesma instituição e membro do comitê editorial de diversas publicações da área como o ‘Jornal Europeu de Psicologia Cognitiva’, ‘Jornal de Psicologia Experimental: Aprendizagem’, Memória e Cognição’ e ‘Fronteiras da Ciência da Linguagem’. Suas pesquisas buscam caracterizar de forma precisa a complexa organização por trás da linguagem e abordam temas como processamento fonológico e ortográfico na percepção das palavras escritas ou faladas. Utiliza-se de técnicas da psicologia experimental (cronometria mental), psicolinguística (a criação de bancos de dados linguísticos ), inteligência artificial (redes neurais ) e neurociência cognitiva (imagens do cérebro).

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