Loading...

13 a 14 de Agosto

VIII Seminário Internacional

Ensino da Língua e Formação de Professores

VIII Seminário Internacional

A principal função da escola é ajudar a criança a ler e a escrever. Essa é a ferramenta mais importante que ela terá para seguir aprendendo – dentro e fora da escola.

Nos países desenvolvidos elevar os padrões de leitura e escrita por meio de políticas públicas tem sido uma preocupação crescente. No Brasil, os baixos níveis de proficiência em leitura e escrita são alarmantes. Cerca de 30% das crianças chegam ao fim do 5º ano analfabetas. No Pisa, avaliação internacional conduzida pela OCDE, o país ocupa apenas a 55ª posição na prova de leitura dentre 65 países analisados.

Impulsionar o ensino da língua no Brasil passa necessariamente pela elaboração de currículos rigorosos, produção e acesso a materiais de alta qualidade e a formação sólida dos futuros professores, que constituem a peça-chave do processo de ensino-aprendizagem. É dentro da sala de aula que podemos medir o impacto de qualquer reforma da educação. Uma reforma só é boa quando melhora o que acontece com o aluno. E isso, por sua vez, depende do que acontece na interação do aluno com seu professor – mediada pelo currículo e por materiais de ensino adequados.

Pensando nisso, e dando continuidade no seu compromisso de propor um debate científico e fundamentado sobre os grandes temas da educação nacional, o Instituto Alfa e Beto realizou em 2015 o seu VIII Seminário Internacional cujo tema foi Ensino da Língua e Formação de Professores. O evento abordou o estado da arte a respeito do ensino de três habilidades centrais no ensino da língua: gramática, redação e compreensão da leitura.

O tema foi abordado do ponto de vista das evidências científicas a respeito de como ensinar essas habilidades nos diversos níveis do sistema escolar. Uma sessão especialmente voltada para secretários de Educação e autoridades educacionais fez uma descrição atualizada das inovações e tendências de políticas e práticas mais atuais de formação de professores em alguns países da OCDE.

Confira na íntegra as palestras do evento:

Leia abaixo a publicação-síntese deste Seminário. Para fazer o download completo, clique aqui.

Palestrante

Roger-Berad

Roger Beard

Universidade de Londres

Professor do Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra. Especialista em ensino de linguagem, formação de professores e avaliação de políticas de alfabetização e ensino da língua. Possui inúmeras publicações científicas e livros técnicos voltados para a formação de professores de linguagem. Participou ativamente da avaliação do Programa Nacional de Ensino da Leitura da Inglaterra, que revolucionou o ensino da alfabetização naquele país. Participa ativamente do debate internacional atual sobre ensino da linguagem, por meio de conferências em diversos países da Europa e da América do Norte. Em 2014, o Instituto de Educação da Universidade de Londres, onde Beard leciona, foi eleito a melhor escola de Educação de todo o mundo, segundo o ranking QS World University Ranking.

Publicações Relacionadas

Seminários Recentes



Fique bem informado

Receba novidades do Alfa e Beto no seu e-mail.