O sucesso de Sobral e as contribuições do Instituto Alfa e Beto

1839
Escola emocional

Em matéria de reforma educacional, o município de Sobral, no Ceará, é referência: seus resultados são reconhecidos por inúmeras publicações e artigos na imprensa nacional. Ao longo dos últimos 15 anos, Sobral conseguiu elevar a qualidade da educação e, mais importante, tem conseguido fazer com que a educação chegue a todas as crianças.

Este é o principal “fenômeno” da cidade cearense – e contrasta com a ideia de escolas-padrão, escolas-piloto ou escolas de alto desempenho que normalmente chamam a atenção de todos. Em Sobral, um pai de aluno sabe que pode matricular o filho em qualquer escola pública pois o padrão de ensino será muito semelhante. É isso que caracteriza a existência de uma rede de ensino. Até o momento, nenhum outro município brasileiro atingiu esse nível simultâneo de desempenho e equidade.

A boa notícia é que a experiência da cidade cearense não se esgota no município. Sobral tem lições importantes a dar a todos que desejam promover transformações que tenham impactos positivos e duradouros na qualidade da educação.

O Instituto alfa e Beto tem uma importante participação no sucesso de Sobral. João Batista Araujo e Oliveira, presidente do Instituto, idealizou em parceria com o Instituto Ayrton Senna os programas Acelera Brasil e Escola Campeã, responsáveis pela guinada na gestão da educação de Sobral. Atualmente, o IAB trabalha para alfabetizar todos as crianças do município na idade certa, aos seis anos, e auxilia a atual administração a superar desafios nos anos finais do Ensino Fundamental.

Para relatar essa experiência e ajudar a difundir os bons exemplos que Sobral tem a dar, o IAB preparou um artigo que pode beneficiar outros municípios e redes de ensino interessados no tema.

Para ler o artigo completo, clique aqui.