Parceira do Instituto Alfa e Beto há 12 anos, Guaraciaba do Norte (CE) fica em 1º lugar em teste de alfabetização em sua região

5635

O município de Guaraciaba do Norte (CE) obteve o 1º lugar do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE Alfa) dentre as nove cidades da 5ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação. O resultado foi obtido nas avaliações de alfabetização e leitura.

Criado em 1992 pela Secretaria de Educação do Estado (SEDUC-CE), o SPAECE consiste em uma avaliação externa em larga escala que verifica as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2007, a SEDUC ampliou o programa com a criação do SPAECE Alfa, que avalia a alfabetização. A partir daí, o Instituto Alfa e Beto firmou parceria com a cidade de Guaraciaba do Norte para a implantação do ensino estruturado e a utilização do método fônico de alfabetização nas escolas da cidade.

A coordenadora do programa Alfa e Beto de Alfabetização na cidade, Francisca Iramita Passos Sousa Freires, avalia que o bom resultado se deve ao fato de que os professores abraçaram o projeto: “Hoje, Guaraciaba não se vê mais trabalhando o segundo ano sem o material estruturado. O sucesso na avaliação se deu porque todos os professores têm o compromisso com o programa e não há dificuldade de se trabalhar com o material”, comenta Iramita.

A coordenadora pedagógica da escola João Barreto dos Santos, Perácia Candeia Gomes de Souza, entende a importância do método fônico para o desenvolvimento dos alunos: “As crianças estão obtendo um excelente desempenho em sala, pois conseguem absorver todo o conteúdo passado pelos professores. A implementação do método fônico de alfabetização facilitou o processo de fluência de leitura”, explica.

Já a professora Lucimar Santana de Sousa, da Escola João Barreto dos Santos, avalia que o programa Alfa e Beto engloba também o auxílio pedagógico aos docentes: “O Instituto se preocupa com a formação teórica dos professores e com o trabalho prático desenvolvido em sala. Os alunos contam com um material conciso e bem estruturado, focado na aquisição da leitura e no desenvolvimento paralelo da escrita”, comenta.

Um dos pontos principais do programa Alfa e Beto de Alfabetização é a utilização do método fônico, que consiste em fazer com que os alunos aprendam a relação entre os fonemas (sons) e os grafemas (representação escrita desses sons).

A diretora Francisca Leane Leitão do Carmo, da Escola de Educação Infantil e Fundamental Alegre II, entende que o método de alfabetização é importante para o desenvolvimento dos alunos: “O método fônico facilita o processo de alfabetização. Depois que o programa Alfa e Beto foi implementado, os alunos passaram a ter um desempenho bem melhor. As aulas ficaram mais dinâmicas e divertidas, e isso também melhora a aprendizagem”, comenta.

Com 40 mil habitantes e distante 320 km da capital Fortaleza, Guaraciaba do Norte possui 29 turmas e 570 alunos utilizando os materiais do Instituto Alfa e Beto. Ano passado, o município alfabetizou 85% dos alunos.

No Facebook do Instituto Alfa e Beto, vamos postar ao longo deste mês de outubro depoimentos de professores e diretores de Guaraciaba do Norte (CE) sobre a experiência com o programa Alfa e Beto de Alfabetização.