Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

IDEB: faz sentido compará-lo a outros indicadores educacionais?

Há fortes razões para afirmar que a comparação entre o IDEB e o PISA não é válida. É o que revela o Boletim IDados da Educação nº1, publicado pelo Instituto Alfa e Beto.
  • 11/dezembro | 2015
Ensino Médio no Brasil: Urgência de Diversificação e Reforma

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para monitorar e medir os avanços na qualidade do Ensino Fundamental e Médio no país. As metas do indicador foram estabelecidas com o objetivo de comparar a qualidade da Educação no Brasil com os outros países que participam do PISA – teste realizado pela OCDE em 63 nações e economias representativas, incluindo o Brasil.

Entretanto, há fortes razões para afirmar que essa comparação não é válida. É o que revela o trecho final do Boletim IDados da Educação nº1, publicação lançada em novembro pela nova frente de atuação do Instituto Alfa e Beto. O objetivo do IDados é fornecer dados educacionais para embasar uma análise mais aprofundada da educação no Brasil.

De acordo com as evidências apontadas no Boletim nº 1, nenhum outro país da OCDE adota uma métrica que combina taxa de aprovação com desempenho acadêmico, como é feito no cálculo do IDEB. Portanto, ao comparar os dois resultados, estamos, na verdade comparando dados obtidos com métricas diferentes. Mesmo assim, as metas que foram incluídas no Plano Nacional de Educação (PNE) seguem essa lógica – o que poderia acarretar dificuldades para o Brasil atingir, de fato, um nível de qualidade comparável a outros países da OCDE.

Para entender a disparidade nos dados é preciso considerar que o IDEB e o PISA são exames feitos com amostragens de alunos. Os alunos que fazem o PISA têm idade entre 15 anos e 3 meses e 16 anos e 2 meses. Segundo os dados do Inep (órgão do MEC que cuida do IDEB), menos de 15% dos alunos dos anos finais que fizeram a Prova Brasil, em 2013, tinham a idade nessa faixa.

Outro ponto apontado no Boletim IDados que ressalta a dificuldade de comparação entre os dois índices é o fato de ambas as provas não seguirem os mesmos parâmetros de avaliação. Ou seja, apesar de se basear no PISA, o IDEB não parte dos mesmos construtos na sua elaboração. O Boletim conclui que os pré-requisitos técnicos necessários para a aceitação da hipótese de que o IDEB e o PISA são comparáveis não se verificam. Portanto, não é possível afirmar que exista uma equivalência entre o índice brasileiro e o índice internacional.

Diante dos dados, o Boletim IDados coloca suas questões para debate, que reproduzimos a seguir.

  • Pelas razões demonstradas no texto, não se sustenta a ideia de comparar as notas do IDEB com o PISA. Que justificativa existiria para se manter essa proposta?
  • O estabelecimento das metas anuais para o IDEB é baseado numa equivalência com o PISA que não se sustenta. Além disso, os resultados alcançados até 2013 mostram que é cada vez mais difícil melhorar a nota no IDEB, sendo que, nas séries finais, os avanços têm sido ainda mais lentos. Em que medida a ambiguidade embutida no IDEB não poderia estar estimulando comportamentos de inércia, acomodação ou comportamentos oportunistas? Qual é o sentido de estabelecer metas de maneira arbitrária e sem os devidos instrumentos que viabilizariam sua consecução?

Convidamos nossos leitores a comentar essas questões, pois elas ajudam a entender o funcionamento da educação no país e esclarecer por que, mesmo com tantos planos e metas, ainda é difícil garantir um ensino de qualidade em todas as redes públicas.

 

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorComo estimular uma criança a gostar de Matemática?
próximoLivro digital discute o papel da família no desenvolvimento das criançasNext

Veja também

Método fônico transformando a educação no Brasil

Método fônico transforma educação em Baixa Grande do Ribeiro

Bom-Jesus_Tio-Patinhas

Alfabetização: Alicerce para Transformar Vidas 

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade