Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Como estimular uma criança a gostar de Matemática?

Será que a criança têm jeito para lidar com os números? E o que fazer se ela demonstra horror à disciplina? Confira respostas para as perguntas mais frequentes sobre Matemática.
  • 9/dezembro | 2015

Muitos pais e professores acham que saber Matemática é saber tabuada, fazer contas de cabeça e tirar notas boas. Tudo isso é muito importante, mas é apenas um pedaço da história. Para dar certo na escola e progredir na vida, a criança deve compreender, aos poucos, as formas de raciocínio matemático, a relação entre ideias e conceitos, a razão de utilizar uma determinada regra.

Como nem sempre os adultos tiveram uma boa base de Matemática ao longo da vida, o tema desperta muitas dúvidas, principalmente quando uma criança próxima começa a aprender os primeiros conceitos. Como estimulá-las a gostar de Matemática? Será que elas têm jeito para lidar com os números? E o que fazer se elas demonstram horror à disciplina?

Essas são algumas das perguntas mais frequentes que nos foram apresentadas por pais e professores e que são tratadas, junto com outros assuntos referentes à disciplina, na Coleção Matemática para Pais e Professores, uma publicação do Instituto Alfa e Beto que visa desmistificar a aura de dificuldade que paira sobre a Matemática e mostrar que, com estratégias de ensino correto, é possível que a criança tenha um bom desempenho.

Reproduzimos a seguir sete perguntas e respostas que estão no livro. A Coleção traz ainda sugestões de atividades para fazer em casa e na escola, e mostra como tornar mais prazeroso e eficiente o ensino da Matemática.

 

Tem crianças sem jeito para aprender Matemática?

Sim, algumas crianças demonstram mais jeito ou gosto para a Matemática, da mesma forma que podem demonstrar mais jeito ou gosto pela poesia, literatura, línguas estrangeiras, balé ou música. Mas, praticamente todas as crianças são plenamente capazes de aprender os conteúdos de Matemática previstos para o ensino fundamental.  Algumas aprendem com mais facilidade, outras precisarão se esforçar mais.

 

Como estimular uma criança a gostar de Matemática?

Não existe uma fórmula única, e isso também depende da necessidade de estímulo. Em todo o processo de educação, o educador deve ter como meta transformar estímulos externos em automotivação. O que estimula não são os brinquedos ou programas de computador, é a conversa que você tem com a criança diante das situações. Nos anos iniciais, antes da escola, pais, cuidadores e professores devem mais perguntar do que responder, apresentar situações que estimulem as crianças a fazer contagens, comparações, resolver problemas concretos (quantos objetos cabem numa caixa) etc.  O que mais a desestimula é errar e ficar com medo, com vergonha, ser desmoralizada diante dos colegas. Portanto, a melhor forma de ajudar é acompanhar a criança desde cedo, dia a dia, para que ela adquira base. É a base que dá confiança. Se ela aprendeu até hoje, é provável que amanhã ela também irá aprender.

 

O que se deve evitar ao tentar ajudar as crianças?

O número de erros que cometemos, como pais e educadores, é provavelmente muito superior aos nossos acertos. Isso não deve nos desencorajar. O importante é manter uma relação com as crianças que permita, inclusive, errar. Afinal, ninguém é perfeito. Mas existem alguns erros que são cometidos com muita frequência e precisam ser reparados:

  • Não ter o hábito de conversar com os filhos, de estimulá-los a interagir com você e com outros.
  • Deixar “rolar” para intervir depois.
  • Não estabelecer rotinas de estudo desde o 1º dia da aula.
  • Procurar o culpado (filho, televisão, a Internet, o professor)

 

 Quando deve-se começar a ensinar Matemática?

Desde cedo, desde os primeiros dias de vida. A Matemática é parte da vida. Na conversa do dia a dia, há situações que são estímulos naturais para falar sobre ela. Uma criança de poucos meses já pode ser estimulada a ver a diferença entre dois ou três estímulos, acompanhar movimentos, identificar formas, discriminar pequenas de grandes quantidades, maior e menor, aprender sobre posições, relações entre itens, identificar sequências (antes, durante, depois), tudo isso tem a ver com a Matemática. O importante é estar sempre alerta, aproveitando as situações naturais do dia a dia para despertar o interesse e a curiosidade da criança. Mais importante do que as respostas são as perguntas que você faz e as perguntas que a criança faz.

 

Quais os melhores jogos para desenvolver o raciocínio matemático?

Os melhores jogos são aqueles que desafiam a criança a usar estratégias para solucioná-los, como batalha naval, banco imobiliário, tangram, blocos lógicos, quebra-cabeças, jogos de memória, jogos de detetive etc.

 

O raciocínio matemático ajuda em outras disciplinas?

Sim, dependendo de duas condições. A primeira é se houver necessidade de usar Matemática em outras disciplinas – por exemplo, na aula de ciências ou de física. A outra é no sentido mais geral: se o aluno está acostumado a racionar matematicamente, você pode estimulá-lo a usar o mesmo processo de raciocínio diante de um problema de ortografia (Qual a regra? A regra se aplica a este caso?) ou para organizar uma sequência de palavras (por exemplo, da mais concreta à mais abstrata) ou palavras que pertençam a um mesmo conjunto (por exemplo, vertebrados ou carnívoros). Para haver transferência de aprendizagem é necessário conteúdo, é preciso praticar o processo de raciocínio lógico a uma situação específica. Não existe uma disciplina mágica que, uma vez aprendida, facilita a aprendizagem das demais.

 

O que fazer uma criança ter horror a Matemática?

Guardamos de propósito esta pergunta para o final. Se a situação chegou nesse ponto, seu filho precisa de ajuda especializada.  Mas tenha cuidado, pois há duas circunstâncias que dificultam a ajuda: você (pai ou cuidador) pode ser parte do problema; ou o professor pode ser parte do problema. Se o problema chegou nesse ponto, só resta procurar ajuda especializada, com a coordenação da escola, na comunidade ou junto a profissionais especializados. Quanto antes, melhor.

 

Tem mais perguntas sobre como ensinar Matemática para crianças? Escreva para nós.

 

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorUniversidade da Primeira Infância
próximoIDEB: faz sentido compará-lo a outros indicadores educacionais?Next

Veja também

Método fônico transformando a educação no Brasil

Método fônico transforma educação em Baixa Grande do Ribeiro

Bom-Jesus_Tio-Patinhas

Alfabetização: Alicerce para Transformar Vidas 

Coleção Ômega ajuda no protagonismo do aluno

Coleção Ômega ajuda no protagonismo do aluno

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade