Universidade da Primeira Infância

A Universidade da Primeira Infância engloba as atividades de formação de desenvolvimento voltadas para pais, cuidadores, educadores e outros profissionais da Primeira Infância. 

Saiba mais sobre o produto abaixo.

796
O que faz um bom professor?

A Universidade da Primeira Infância engloba as atividades de formação de desenvolvimento voltadas para pais, cuidadores, educadores e outros profissionais da Primeira Infância. O objetivo é desenvolver habilidades que sejam comprovadamente eficazes para promover o desenvolvimento infantil.

Curso de formação  professores tutores

Destina-se à formação de educadores e professores que trabalham em creches e centros de desenvolvimento infantil. O objetivo é formar uma massa crítica de educadores capazes de utilizar com proficiência um conjunto de habilidades que são comprovadamente eficazes para promover o desenvolvimento infantil. Além de serem proficientes, os graduados nesse programa assumem a responsabilidade por orientar o estágio probatório dos futuros educadores que irão trabalhar nessas instituições.

O programa de formação de professores tutores possui dois componentes: um teórico e um prático. O componente teórico é apresentado na forma de um curso inicial de 40 horas e um curso a distância sobre desenvolvimento infantil, que dura aproximadamente 12 meses.

O componente prático se dá na forma de coaching. Nosso grupo de coaches é constituído por uma equipe de psicólogos certificados pela Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, e habilitados a usar o modelo CLASS (Classroom Assessment Scoring System).

O coaching se dá de forma presencial e a distância. A parte presencial ocorre durante as visitas, em que os coaches filmam interações dos professores, dão feedback e promovem reuniões para estimular a reflexão do professor sobre suas práticas, com base nos princípios associados às várias categorias de interação desenvolvidas nesse programa. No coaching a distância, os educadores gravam e enviam os vídeos para o coach, que faz a análise e as reuniões de feedback a distância.

Universidade do Bebê

Trata-se de um programa com o objetivo de desenvolver habilidades parentais que ajudam a promover o melhor desenvolvimento da criança.  O programa completo inclui três etapas, dirigido a grupos distintos.

Gestantes e familiares: O objetivo do curso é fornecer informações práticas para as mães e famílias, que sejam relevantes para assegurar o bem estar físico e psicológico das gestantes, promover o desejo de receber a criança de forma adequada e o desenvolvimento adequado das crianças.

Famílias com crianças de 0 a 2 anos: o objetivo do curso é fornecer informações práticas para as mães e famílias sobre princípios básicos de puericultura e habilidades para promover o desenvolvimento adequado das crianças.

Formação do hábito de leitura desde o berço: o objetivo é desenvolver o hábito da leitura desde cedo, com treinamento parental sobre como ler para e com seus filhos. O programa inclui empréstimo semanal de livros às famílias.

Cada etapa inclui 6 encontros, cada um com 1h30 de duração.

Curso de Formação de Gestores de Instituições de Educação Infantil

O curso abrange os aspectos centrais da vida de uma instituição de educação infantil. Ele é implementado sob demanda e adaptado às circunstâncias locais, inclusive ao nível de formação e experiência dos gestores.

O curso se baseia no Manual do Gestor da Educação Infantil, um livro prático baseado em experiências concretas, a partir da compreensão e interação de quatro componentes: pessoas, tarefas, estruturas e tecnologia. É essa interação que determina os resultados de uma organização.