Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Recomendações simples – e surpreendentes – para escrever melhor

Traçamos recomendações para ajudar professores e famílias a promover a fluência da escrita entre as crianças com base nas evidências trazidas pelo professor Roger Beard.
  • 7/dezembro | 2015

Assim como ocorre com a compreensão da leitura, a escrita pode ser erroneamente vista como um processo simples, uma espécie de “transposição da fala para o papel”. No entanto, a realidade é mais complexa. Para a escrita acontecer, é necessário o domínio dos sons da fala (os fonemas), que precisam ser transformados em padrões de ortografia (os grafemas). Juntos, os grafemas formarão as palavras e, por isso, a escrita também exige conhecimento do vocabulário da própria língua – algo que começa a ser adquirido antes mesmo da escolarização.

Mesmo dominando esses aspectos ferramentais da escrita, muitos alunos apresentam dificuldades para criar seu próprio texto. E quando se fala em ajudá-los a escrever melhor, não é raro escutar que “o segredo está na prática constante”. Disso, não há a menor dúvida. Entretanto, há outros fatores que são igualmente responsáveis por um bom texto, mas que não estão diretamente ligados ao ato de colocar palavras no papel.

Estes aspectos são apresentados no segundo capítulo do livro Ensino da Língua: o que dizem as evidências, produzido a partir das palestras de Roger Beard, da Universidade de Londres, durante VIII Seminário Internacional do Instituto Alfa e Beto. Na publicação, o especialista em ensino da língua mostra, com base em evidências, o que é importante para o ensino da escrita e revela que, além de muita prática, também é necessário atentar para outros fatores que podem estar interferindo nesse processo, seja em casa ou na escola.

Com base na publicação, traçamos recomendações surpreendentemente simples para ajudar professores e famílias a promover a fluência da escrita entre as crianças. São hábitos que podem começar desde cedo, nos primeiros anos da vida escolar, e serem seguidos por toda a vida.

Na escola: o que fazer antes de colocar os alunos para escrever?

Antes de começar a escrever, os alunos devem ser incentivados a fazer uma reunião de pensamentos, momento conhecido como brainstorming. Pensar no objetivo do texto, traçando um esquema do que será dito no começo, meio e fim é algo que os escritores conceituados também fazem e é essencial para garantir coerência no discurso.

As evidências apontadas pelo professor Beard no livro mostram, porém, que muitas vezes os alunos acabam “escrevendo por escrever”, sem saber exatamente a finalidade do texto. Por isso, um bom trabalho de escrita na escola deve incentivar os alunos a ter três atitudes antes de colocar o lápis no papel – ou os dedos no teclado:

  • Pensar sobre a finalidade da escrita
  • Planejar o quê e como dizer
  • Entender o que o leitor precisa

Em sala, esse brainstorming pode ser feito de maneira coletiva ou individual, oral ou escrita, dependendo do objetivo do professor com a tarefa. O foco deve ser sempre facilitar o processo que virá depois, permitindo que a criança demonstre mais fluência na escrita sem interrompê-la a todo instante para pensar nesses aspectos estruturais do texto.

Em casa: como os pais podem ajudar?

Existem fatores externos à escola que também interferem no desempenho dos alunos em relação à escrita, e que podem ser responsáveis por boa parte do seu engajamento em produzir textos. Isso foi apontado em um estudo da Universidade Harvard. Nele, as pesquisadoras Jeanne Chall e Catherine Snow coletaram textos narrativos e de escrita descritiva de crianças de sete, nove e onze anos de idade, e repetiram o processo um ano depois. O estudo foi realizado com famílias de baixa renda, que tinham recursos materiais limitados e que muitas vezes viviam em casas superlotadas.

Após analisar as atitudes das famílias e compará-las com o desempenho das crianças nos textos, elas puderam concluir que a qualidade da escrita está relacionada a uma série de ações que ocorreram em lares que, apesar das dificuldades enfrentadas, criaram circunstâncias para ajudar as crianças a se tornarem bons alunos. Essas práticas estavam relacionadas com:

  • Definir regras para as crianças, por exemplo, limitar tempo em que podem assistir TV
  • Assegurar a pontualidade e frequência das crianças nas escolas
  • Cumprir os compromissos assumidos
  • Manter a casa razoavelmente limpa e organizada
  • Organizar atividades pós-escolares variadas para as crianças

 

Como se pode ver, há muitos fatores que podem ajudar as crianças a ter melhor fluência na escrita e que não dependem apenas do quanto elas escrevem. A prática deve ser sempre influenciada, mas ela será facilitada se os adultos atentarem para esses outros aspectos.

 

*********

Você gostou deste texto e quer saber mais sobre escrita?

Baixe o livro Ensino da Língua: o que dizem as evidências

Confira 8 estratégias para trabalhar a compreensão da leitura

Leia duas entrevistas com o especialista Roger Beard sobre o tema:

  • Não se aprende a escrever (só) escrevendo: ensino da escrita é desafio mesmo para países com bom desempenho em educação
  • Ensino da gramática é mais eficaz quando associado ao ensino da escrita

 

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorIDados oferece estatísticas e informação sobre educação brasileira
próximoUniversidade da Primeira InfânciaNext

Veja também

Planejamento e Dedicação Contribuem para a Educação em Pilar (AL)

Planejamento e Dedicação Contribuem para a Educação em Pilar

Coleção Ômega é apresentada a alunos e professores do Instituto Federal em Nilópolis (RJ)

Coleção Ômega: Inovação no Instituto Federal em Nilópolis

Screenshot

Tunas avança 350 posições no Rio Grande do Sul

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade