PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Ensino de Matemática Asiático Mostra Resultados na Inglaterra

Método é apontado como responsável por rápido avanço de estudantes da Inglaterra. Conheça a técnica de ensino de Matemática que está fazendo a diferença.

Ensino de Matemática Asiático Mostra Resultados na Inglaterra

Primeiramente, um estudo recente realizado na Inglaterra revelou que o método de ensino de Matemática baseado na aprendizagem para o domínio dos conteúdos está proporcionando avanços rápidos no desempenho dos estudantes. Essa abordagem, amplamente utilizada em países asiáticos como Cingapura, China e Coréia do Sul, evita a sobreposição de temas para garantir que os alunos dominem cada competência antes de avançar para o próximo nível.

A Aplicação do Método na Inglaterra

Na Inglaterra, o método foi implementado em 50 escolas das séries iniciais e em 90 escolas das séries finais do Ensino Fundamental, envolvendo cerca de 10.000 estudantes . De acordo com o estudo, os alunos que participaram do programa mostraram um progresso de aproximadamente um mês adicional em comparação com seus pares submetidos aos métodos tradicionais de ensino. Além disso, o método se concentra não essencial nas competências centrais, promovendo uma base sólida de aprendizado.

O Papel do Instituto Alfa e Beto no Brasil

Analogamente, no Brasil, o Instituto Alfa e Beto adota uma abordagem semelhante em seus programas de ensino de Matemática. O método parte de situações familiares, dando aos alunos uma ideia prática de uso do conhecimento. Posteriormente, o foco se desloca para o desenvolvimento de habilidades de abstração e aplicação em situações mais complexas. Dessa forma, os estudantes praticam cada conceito em situações-problema antes de avançar para contextos abstratos, garantindo uma transferência eficaz do aprendizado.

Resultados Promissores e Perspectivas Futuras

De acordo com o pesquisador John Jerrim , do Instituto de Educação da University College London, o programa implementado na Inglaterra deve ser testado em um período mais longo e em mais escolas. Ele afirma que o ensino estruturado e bem aplicado pode melhorar significativamente os níveis de aprendizagem em Matemática. No Brasil, onde os desafios educacionais ainda são grandes, uma abordagem como essa seria extremamente útil para contribuir para a qualidade do ensino.

Um Método que Faz a Diferença

Em suma, o ensino de Matemática inspirado no modelo asiático tem o potencial de transformar a aprendizagem, tanto na Inglaterra quanto no Brasil. Esse método estruturado não apenas promove resultados rápidos, mas também construiu uma base sólida para o avanço educacional. À medida que pesquisas como essa ganham força, espera-se que mais países adotem práticas semelhantes para melhorar seus sistemas educacionais.

*Acesse reportagem completa do jornal The Guardian sobre a pesquisa

 

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

Fale conosco

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp