Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Neurociência e Leitura: Como o Cérebro Aprende a Ler

Referência em alfabetização no mundo, Dehaene diz que política brasileira para alfabetizar crianças é equivocada.
  • 6/agosto | 2012
Os efeitos do incentivo na educação

Seminarios_Stanislas Dehaene

A Neurociência e a Leitura: Como o Cérebro Aprende a Ler

Antes de tudo, a neurociência revela que o simples ato de ler transforma profundamente o cérebro humano. O matemático e neurocientista francês Stanislas Dehaene dedica-se a entender essas transformações e como elas podem otimizar os métodos de alfabetização. Em seu livro Os Neurônios da Leitura , ele demonstra como o conhecimento sobre o impacto da leitura no cérebro oferece soluções eficazes, especialmente para crianças e pessoas com dislexia. Além disso, Dehaene critica a pedagogia construtivista, muito utilizada no Brasil, afirmando que ela pode ser ineficaz no ensino da leitura.

Como a Leitura Molda o Cérebro Humano

Primeiramente, Dehaene e sua equipe especificamente que o cérebro humano adapta os neurônios, originalmente usados ​​para refletir objetos e rostos, para decodificar a linguagem escrita. Em outras palavras, a leitura “recicla” neurônios que desempenhavam outras funções. Essa adaptação permitiu que o cérebro, que não evoluiu naturalmente para a leitura, se ajustasse aos símbolos da escrita.

Além disso, Dehaene relatou que o cérebro utiliza a mesma região para analisar a leitura, independentemente do idioma, seja inglês, português ou chinês. Esse processo de adaptação aprimorou a capacidade de compreender diferenças sutis e aumentou a habilidade de memorização, mostrando a importância da leitura no desenvolvimento cognitivo.

A Reorganização do Cérebro Durante a Alfabetização

Antes que o cérebro aprenda a ler, ele dedica uma região maior ao reconhecimento de rostos e formas. No entanto, após a alfabetização, o cérebro redistribui essa função para dar espaço à decodificação da linguagem. Essa reorganização permite que pessoas alfabetizadas usem menos neurônios para funções visuais e mais para a leitura. De acordo com Dehaene, o cérebro cria esse “espaço” sem perder outras habilidades, o que explica por que a leitura exige um processo adaptativo tão sofisticado.

Métodos de Alfabetização e Desempenho do Cérebro

Ainda mais importante, Dehaene destaca que as evidências científicas indicam a eficácia do método fônico, que ensina a correspondência entre letras e sons. Crianças alfabetizadas por esse método aprendem a ler de forma mais rápida e eficiente. Em contrapartida, o método global — que começa pelo significado das palavras antes de abordar as letras — mostrou-se ineficaz, pois regiões ativas que dificultam a decodificação rápida dos símbolos.

Ao contrário do método fônico, o método global ativo primeiro o lado direito do cérebro, enquanto a decodificação ocorre no lado esquerdo. Esse processo indiretamente atrasa a leitura, dificultando a fluência e a compreensão do texto. Em contrapartida, o método fônico treina diretamente o lado esquerdo do cérebro, o que facilita o aprendizado, acelera a leitura e melhora a compreensão.

Alfabetização, Interpretação e o Cérebro dos Analfabetos Funcionais

Antes de tudo, a automatização da leitura é crucial para a interpretação eficaz dos textos. Dehaene explica que a dificuldade de interpretação, comum entre analfabetos funcionais, ocorre porque eles não automatizaram a leitura. Quando a decodificação exige esforço, ela consome atenção e impede o leitor de focar no significado do texto. Portanto, a prática regular de leitura na infância é essencial para tornar o processo automático e facilitar a interpretação de textos.

O Efeito da Música no Desenvolvimento Cognitivo

Assim como a leitura, o aprendizado da música também estimula o desenvolvimento do cérebro. Segundo Dehaene, embora as áreas específicas para leitura e música não sejam idênticas, a prática musical melhora a concentração e aumenta o QI. Dessa forma, ele sugere que a música é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento cognitivo, especialmente em crianças.

Tratamento da Dislexia com Base na Neurociência

De acordo com Dehaene, a neurociência também oferece novos métodos para o tratamento da dislexia. A dislexia envolve dificuldades em conectar letras aos sons correspondentes, prejudicando a compreensão da linguagem. Jogos de rima e atividades que manipulam sílabas ajudam a fortalecer essa conexão fonológica e facilitam a alfabetização de crianças disléxicas. Estudos de imagem mostram que essas atividades ativam áreas altamente subutilizadas, aumentando as chances de superação da dislexia.

Potenciais Habilidades do Cérebro Disléxico

Finalmente, Dehaene explora a possibilidade de que o cérebro disléxico desenvolva habilidades específicas. Embora as pesquisas estejam em estágio inicial, estudos sugerem que os disléxicos podem ter um senso de simetria mais apurado, o que beneficia o aprendizado de matemática. Esse potencial indica que, embora a dislexia apresente desafios, ela também pode favorecer o desenvolvimento de outras habilidades.

Leitura: A Base para o Conhecimento Avançado

Em síntese, Dehaene conclui que a leitura transforma o cérebro e é essencial para o aprendizado em áreas mais complexas. Embora habilidades matemáticas básicas possam ser desenvolvidas sem a leitura, ele argumenta que o progresso avançado em matemática e outras disciplinas depende da capacidade de interpretação de informações complexas. Assim, a leitura confirma-se como uma habilidade essencial para o desenvolvimento do potencial humano em diversas áreas.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorAlfabetização começa a ganhar espaço no debate educacional
próximoEscolas-Modelo: Uma Ilusão na Educação BrasileiraNext

Veja também

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

João Batista Oliveira analisa como os países europeus abordam o ensino médio profissional e compara com o Brasil, destacando a necessidade de modernização e investimentos.

O Ensino Médio Profissional na Europa e no Brasil: Uma Análise Comparativa

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

16368

Estudo global reforça importância do ensino de decodificação para a alfabetização

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade