A Efetividade do Programa Alfa e Beto na TV em Manhuaçu
Primeiramente, uma Visão Geral
Antes de mais nada, é essencial entender o contexto da pesquisa realizada pela consultoria IDados em Manhuaçu (MG). Esta investigação, ocorrida entre outubro de 2020 e março de 2021, tinha como objetivo avaliar a audiência, engajamento e uso do material didático do programa Alfa e Beto na TV do Instituto Alfa e Beto para alunos do 1º ano.
Engajamento e Audiência
Inicialmente, um terço das famílias ainda não conhecia o programa no início de sua exibição. No entanto, essa cifra subiu significativamente, alcançando quase 90% em janeiro de 2021. Ainda mais, entre aqueles que conheciam o programa, cerca de 60% ajudaram ao mesmo, frequentemente todos os dias, demonstrando um engajamento sólido.
Utilização do Material Didático
Além disso, após algumas semanas de exibição, mais de 50% dos alunos podem a utilizar o material didático acompanhando o apoio. Esse número cresceu significativamente, especialmente em janeiro, quando mais de 40% dos pais passaram a auxiliar ativamente seus filhos durante as sessões de aprendizagem.
Percepções e Impacto Educacional
Logo após o início do programa, os pais expressaram opiniões positivas, descrevendo o Alfa e Beto na TV como “divertido” e “organizado”. Ao mesmo tempo, uma pesquisa revelou que o material didático foi altamente valorizado, frequentemente descrito como “organizado” e “interessante”.
Feedback dos Responsáveis pela Educação
Finalmente, em depoimento, Maísa Damasceno, ex-Secretária de Educação de Manhuaçu, elogiou a estrutura e o conteúdo do programa, enfatizando sua importância durante a pandemia. Ela descobriu que o Alfa e Beto na TV foi crucial para enriquecer a aprendizagem dos alunos, mesmo em um momento desafiador.
Resultados
Portanto, os resultados da pesquisa indicam claramente que o Alfa e Beto na TV não apenas aumentou o envolvimento dos pais na educação de seus filhos, mas também melhorou significativamente a experiência educacional das crianças em Manhuaçu. Esse sucesso sugere que outras regiões poderiam se beneficiar da implementação de programas semelhantes para enfrentar desafios educacionais, especialmente em tempos de crise.