Ações realizadas em Patos de Minas (MG), Bom Jesus (PI) e Riacho Frio (PI)

Municípios parceiros e avaliações diagnósticas fazem parte da comemorações dos 20 anos do Programa de Alfabetização

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Ações realizadas em Patos de Minas (MG), Bom Jesus (PI) e Riacho Frio (PI)

Avaliações diagnósticas

Por que aplicar a avaliação diagnóstica do Instituto Alfa e Beto?

Aplicar um teste diagnóstico é recomendável quando há intenção de usar o resultado do diagnóstico para remediar ou resolver os problemas de possível atraso escolar dos alunos.

Os testes do Instituto Alfa e Beto estão alinhados com o currículo e permitem identificar lacunas referentes aos conteúdos das séries respectivas. Eles podem ser aplicados em grupo, a maioria tem versão em papel e eletrônica.

De 14 a 17 de março de 2023, realizamos a avaliação diagnóstica do 3° ao 5° ano no município de Patos de Minas – MG. Serão avaliados aproximadamente 1500 alunos.

A avaliação diagnóstica tem o objetivo de contribuir com a Secretaria Municipal de Educação que, ao final da aplicação, receberá relatórios detalhados dos testes, o que lhe permitirá traçar estratégias de recuperação com base em uma visão geral do município. É a oportunidade de planejar de forma mais eficiente as ações relacionadas ao retorno definitivo às atividades presenciais, o foco é que os alunos tenham oportunidade de reencontrar suas trajetórias sem maiores prejuízos, após um período pandêmico.

 

Novas parcerias

Ainda ao longo da terceira semana de março, a equipe do município de Bom Jesus – PI que implementa os programas do Instituto há anos recebeu gestores do município de Riacho Frio – PI  que começará a usar os Programas de Ensino da Pré-escola até o 9º ano do Ensino Fundamental em 2023, foi um momento de aprendizagens e trocas de experiências exitosas que apoiarão as implementações e o planejamento do novo município.

Em 2023, o Instituto Alfa e Beto completou 20 anos do programa de Alfabetização e estamos dando as boas-vindas ao novo parceiro e comemorando os bons resultados de Bom Jesus – PI.  A proposta pedagógica para a alfabetização tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender”, ler implica, fundamentalmente, identificar as palavras de maneira automática. Ler com fluência significa não apenas identificar as palavras automaticamente, mas com velocidade e ritmo que evidenciam e facilitam a compreensão. O professor precisa compreender conceitos-chave da fluência de leitura e saber como iniciar a prática em sala de aula – é com base nesses conceitos que o Instituto Alfa e Beto tem alcançado resultados muito positivos em todas as suas intervenções pedagógicas e gerenciais em diversos municípios do Brasil.

Fale conosco também através do e-mail atendimento@www.alfaebeto.org.br ou pelo WhatsApp (34) 99330-0111.