Alfabetizar em casa pela TV

Exibido diariamente no canal Rede Vida Educação, o programa Alfa e Beto na TV conta com um time bastante especial para desenvolver as habilidades de Alfabetização entre os alunos do 1º ano, orientar e incentivar as crianças a estudar com o apoio dos seus familiares

443
Alfabetizar em casa pela TV

Alfabetizar em sala de aula não é uma tarefa fácil e exige preparo por parte dos professores. Afinal, as crianças, até então acostumadas com a oralidade, iniciam um processo de aprendizagem de um código complexo – no caso, o código alfabético. Alfabetizar pela TV, então, é um desafio bem maior, que pode ser contornado com recursos cênicos e lúdicos, como, por exemplo, o uso de bonecos para representar os alunos. É o que faz o Programa Alfa e Beto na TV.

Para o sucesso desta missão, o programa conta com a participação dos fantoches Alfa e Beto, e da professora de Língua Portuguesa interpretada pela atriz Aline Borges. Os bonecos têm sua personalidade própria. Alfa é um pouco mais circunspecto e sério enquanto Beto é mais brincalhão e descolado. Ambos possuem uma linguagem própria de crianças dessa faixa etária, com estruturas sintáticas bastante definidas e fluência verbal que lhes permite interagir com desenvoltura com a professora especialmente nas atividades de interpretação de textos e redação.

Há também um professor assistente, o personagem invisível chamado “O Voz” que faz intervenções eventuais e tem três papeis principais: modela a prosódia e a fluência de leitura; reforça princípios básicos do comportamento e aprendizagem com suas frases repetitivas que se tornam importantes lembretes para as crianças; e executa algumas tarefas, introduzindo variedade e novidade na sua condução.

Alfa e Beto se comportam como alunos de verdade, interessados, motivados, participativos. Nas atividades de decodificação eles manifestam as dificuldades naturais de quem está aprendendo a ler. E ao longo das aulas, vão melhorando sua proficiência de leitura – como é de se esperar numa boa classe de alfabetização.

Segundo o presidente do Instituto Alfa e Beto e idealizador do programa, professor João Batista Oliveira, os atores-professores têm um papel central. São eles que conduzem as atividades com firmeza, esclarecem dúvidas e estimulam a participação das crianças em casa e dos bonecos com que contracenam. São atentos, alegres e participam das brincadeiras sem perder o controle da situação. Ilustram e modelam um vasto elenco de habilidades fundamentais de um bom professor: sabe o que faz, sabe fazer, planeja e executa o que foi planejado, domina os instrumentos de trabalho, modela os comportamentos e habilidades que ensina, e estimula os alunos a participar o tempo todo, sem perder o fio da meada.

Assista ao Alfa e Beto na TV aqui!