Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Alfabetização: Como Saber se a Criança Sabe Ler e Escrever?

Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever. Mas o que significa saber ler e escrever ao final do 1º ano do Ensino Fundamental? Saiba mais.
  • 6/abril | 2016

Alfabetização: Como Saber se a Criança Sabe Ler e Escrever?

Primeiramente, a ideia de uma criança alfabetizada é simples: ela deve saber ler e escrever. No entanto, essa definição pode se tornar mais complexa quando tentamos entender o que significa estar alfabetizado ao final do 1º ano do Ensino Fundamental. De acordo com estudos internacionais sobre alfabetização, uma criança considerada alfabetizada deve ser capaz de ler textos simples, com velocidade de 60 a 80 palavras por minuto, cometendo no máximo 5% de erros.

No que diz respeito à escrita, a alfabetização vai além de copiar um texto da lousa ou digitar no computador. A criança precisa ser capaz de escrever palavras e frases simples de forma legível, ainda que a ortografia não fique perfeita. O importante é que ela consiga escrever as palavras corretamente em termos de grafemas (letras ou dígrafos), ainda que com erros ortográficos, visto que se trata de uma fase inicial da aprendizagem.

As Competências Necessárias para a Alfabetização

Sobretudo, para que a criança esteja verdadeiramente alfabetizada, ela precisa dominar o código alfabético. Isso significa que ela deve ser capaz de:

  • Conhecer as letras;
  • Conhecer o valor sonoro das letras (fonemas);
  • Ler e escrever com relativa fluência.

A função do professor alfabetizador é essencial, pois ele guia a criança na descoberta do princípio alfabético e ensina as regras do código alfabético, além das regras ortográficas para representar fonemas por meio de grafemas.

A Importância da Compreensão de Texto

Além disso, a alfabetização é apenas como a capacidade de ler e escrever. A verdadeira alfabetização é acompanhada da compreensão do que se lê. O simples ato de ler não garante que o aluno compreenda o conteúdo. Como o próprio nome sugere, ler é uma habilidade técnica de decodificação de palavras, enquanto a compreensão vai além disso, exigindo o entendimento do conteúdo lido.

A capacidade de compreender um texto não é genérica; ela está relacionada ao conhecimento prévio do leitor sobre o tema abordado. Por exemplo, é possível compreender um texto sobre educação, mas não um sobre física avançada, caso não se tenha conhecimento na área. Portanto, a compreensão é um processo contínuo, que deve ser desenvolvido paralelamente ao processo de alfabetização, começando desde a Primeira Infância e se aprimorando ao longo da vida.

A Compreensão é uma Competência para desenvolver ao Longo da Vida

É importante destacar que, enquanto a alfabetização envolve aprender a ler e escrever, a compreensão de texto exige habilidades cognitivas mais complexas, como inferir, identificar estruturas de texto e compreender os diferentes tipos de gênero textual. A escola deve estar atenta a essas competências, que vão além da alfabetização propriamente dita, desenvolvendo-as de maneira paralela ao processo de ensinar as letras e palavras.

Alfabetizar e Compreender, Dois Processos Interligados

Em síntese, alfabetizar vai além de saber ler e escrever: é preciso compreender o que se lê. A alfabetização deve ser vista como um processo integrado, que envolve tanto a decodificação das palavras quanto a compreensão do conteúdo. O papel do professor, portanto, vai além do ensino da escrita e leitura, abrangendo também o desenvolvimento das habilidades cognitivas que permitem a compreensão e interpretação dos textos. Dessa forma, a alfabetização e a compreensão caminham juntas, garantindo uma educação mais completa e eficaz para as crianças.

Análise Detalhada

Competências da alfabetização  Definição ou explicação
Familiaridade com livros e letras Capacidade de lidar com letras; identificar palavras. Manusear e saber usar livros.
Metalinguagem Capacidade de usar termos corretos para falar a língua. Em um processo de alfabetização, por exemplo, o aluno precisa conhecer termos como letra, espaço, linha, página, palavra etc.
Consciência fonológica Capacidade de manipular e segmentar os sons relativos às palavras
Princípio alfabético Princípio segundo o qual as palavras são formadas por símbolos (grafemas ou letras) e que as letras representam os fonemas (sons) utilizados na língua
Decodificação Capacidade de extrair o som da palavra a partir das letras escritas: LER.

Capacidade de reproduzir por escrito uma palavra ouvida: ESCREVER

Fluência de leitura Refere-se à velocidade, ritmo e prosódia da leitura.
Competências específicas da escrita:
Caligrafia; Ortografia;
Sintaxe;
Redação.
Caligrafia – refere-se à legibilidade da letra e à fluência para registrar as palavras.

Ortografia – refere-se à escrita correta das palavras, segundo as regras da língua.

Sintaxe – refere-se ao uso de regras relacionadas com a estrutura e o funcionamento da frase.

Redação – refere-se ao uso de regras relacionadas aos tipos e gêneros de texto e à atenção aos princípios de coerência e coesão.

Vocabulário Refere-se ao léxico, ou seja, o acervo de palavras que a criança conhece e cujo sentido entende. Há o vocabulário receptivo (palavras que a criança entende) e vocabulário produtivo (palavras que a criança utiliza).
Compreensão Refere-se a um conjunto de conhecimentos e estratégias cognitivas que ajudam a extrair sentido de um texto. Algumas estratégias são gerais (por exemplo: identificar o autor principal ou o sentido do texto), mas elas sempre exigem o conhecimento do conteúdo específico do texto.

 

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre esse tema, escreva um comentário abaixo. Para conhecer o Programa Alfa e Beto de Alfabetização, acesse o site Alfa e Beto Soluções.

 

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorInteligência e QI – um tema controverso | Capítulo 6
próximoPresente de Grego: O Desafio do Pibid e da BNCCNext

Veja também

A importância da alfabetização

Alfabetização no 1º Ano Escolar: Por que Não Podemos Esperar Mais

Bom-Jesus_Tio-Patinhas

Alfabetização: Alicerce para Transformar Vidas 

Educa SC: Participação do Instituto Alfa e Beto

Educa SC: Participação do Instituto Alfa e Beto

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade