Como ensinar a escrever com o Programa Alfa e Beto?

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O que faz um bom professor?

No Programa Alfa e Beto, para ensino de cada fonema, o professor deve fazer três tipos de ditado – a cada dia um tipo diferente: ditado de sons, de palavras e de frases. Os ditados de palavras, por sua vez, incluem palavras que existem e pseudopalavras. O tempo dedicado à correção deve ser muito maior do que o tempo dedicado ao ditado propriamente dito.

Ditado de sons

Um dos desafios a serem superados no processo da aprendizagem da escrita é fazer o aluno escrever as palavras tais como são e não o som que ele pensa que ouve.

  • No ditado de sons o professor deve proceder da seguinte forma:
  • Pronunciar a primeira palavra que será ditada. Usar a palavra numa frase e repetir a palavra
  • Por exemplo: “bala”. “O menino chupou a bala”. Dizer aos alunos: pensem nos sons que vocês ouvem na palavra bala.
  • Perguntar qual é o primeiro SOM desta palavra? Os alunos devem responder que é o som /b/.
  • Depois, perguntar qual é a letra correspondente ao som /b/?

Leia também: Estratégias para ensinar a decodificar

Ditado de palavras

  • Dizer a palavra. Usar a palavra numa sentença, repetir a palavra. Bala, por exemplo.
  • Pedir aos alunos que repitam a palavra, e depois pedir que pensem na palavra. Olhem para o alfabeto ilustrado para verificarem as letras e sons dessa palavra. Depois, eles escrevem a palavra.

Ditado de frases

Quando os alunos estiverem mais capacitados, o professor começa a ditar frases simples e curtas, e progressivamente aumenta o tamanho das frases:

  • Ler a frase completa
  • Repetir ditando uma palavra de cada vez
  • Nos estágios iniciais, ditar cada palavra som-por-som.
  • Quando os alunos estiverem mais avançados, ditar palavra por palavra
  • Lembrar os alunos de colocar a pontuação adequada no final da frase.
  • Fazer a correção da forma indicada, palavra por palavra.

 

Além da correta grafia das palavras e textos, esses ditados devem ter como objetivo ensinar os alunos a prestar atenção nos aspectos de pontuação, no uso de maiúsculas e na disposição formal do texto na página. Esses aspectos-além da legibilidade e fluência na capacidade de tomar notas – são fundamentais para possibilitar a compreensão da leitura e devem refletir o entendimento do aluno a respeito da função social dos vários tipos de textos.

Texto baseado no livro “ABC do Alfabetizador”, de João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.