Boa Vista (RR) e outras cidades aplicam testes para avaliar nível de conhecimentos dos alunos após mais de um ano de interrupção das aulas presenciais

Desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto, ferramenta de avaliação diagnóstica identifica lacunas e dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de português e matemática.

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As atividades presenciais nas escolas de Boa Vista (RR) serão retomadas no dia 13 de setembro, mas a Prefeitura da capital de Roraima começou esta semana uma ação de acolhimento dos estudantes e de suas famílias, além da realização, em parceria com o Instituto Alfa e Beto, de uma avaliação diagnóstica dos alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Estão sendo avaliados 22 mil alunos de 39 escolas.

Boa Vista (RR) começa no dia 9 de agosto ação de acolhimento das famílias e aplicação de testes de avaliação diagnóstica dos alunos do 2º ao 5º ano

O acolhimento das famílias é realizado por meio de rodas de conversas agendadas. “Não basta reabrir as escolas. É importante preparar as crianças para voltar às salas de aula, conversar sobre como a escola vai funcionar e reforçar todos os critérios de segurança contra a covid-19”, diz o Prefeito Arthur Henrique. As estratégias de acolhimento foram desenvolvidas pelo instituto Alfa e Beto, que também atuou na preparação dos dirigentes e professores para a retomada das atividades.

Avaliação diagnóstica de mais de 22 mil alunos do 2º ao 5º ano

Chamada de “Prova BV”, a avaliação diagnóstica está sendo aplicada de forma presencial e escalonada, seguindo todos os protocolos sanitários. De acordo com a Prefeitura, o objetivo é reunir dados para um levantamento que identificará as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas disciplinas de português e matemática.

João Batista Oliveira explica como recuperar as perdas de aprendizagem causadas pela pandemia

“A Prova BV vai ajudar a escola a fazer um diagnóstico do conhecimento das crianças. Ela será essencial para que os professores possam planejar suas aulas, visando à melhoria da qualidade do ensino”, explica o Prefeito Arthur Henrique.

Questões alinhadas à BNCC

As provas são aplicadas digitalmente, com questões de múltipla escolha correspondentes a cada ano do ensino fundamental e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. Com uma hora de duração por disciplina (português e matemática), o teste é adaptativo, ou seja, se não acertar as questões no nível de sua série, o aluno faz, automaticamente, questões das séries anteriores.

Desenvolvida pelo Instituto Alfa e Beto, a ferramenta de avaliação diagnóstica permite que a escola tenha, no final do dia da aplicação, os resultados de cada aluno, turma e série. Em menos de uma semana, a Secretaria Municipal de Educação recebe relatórios detalhados dos testes, o que lhe permite traçar estratégias de recuperação com base em uma visão geral do município.

Protocolos de segurança

Para o retorno das aulas presenciais, no dia 13 de setembro, as escolas de Boa Vista seguirão os protocolos de segurança, com a disponibilização de álcool em gel e máscaras para as crianças e a equipe escolar, além de viseiras de proteção facial para os professores. Torres de álcool serão distribuídas nos ambientes de ensino.

A Prefeitura de Boa Vista adota desde 2013 os programas estruturados do Instituto Alfa e Beto desde o 1° ano (Alfabetização) até o 5° ano do ensino fundamental.

Outras cidades que aplicaram ou vão aplicar a ferramenta de avaliação diagnóstica

Outras cidades também já realizaram – ou estão realizando – a avaliação diagnóstica dos seus alunos a fim de planejar de forma mais eficiente as ações relacionadas ao retorno às atividades presenciais. São elas: Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Canoas, no Rio Grande do Sul; e Pão de Açúcar e Jequiá da Praia, em Alagoas. Bom Jesus, no Piauí, e Santa Carmen, em Mato Grosso, começarão a aplicar a ferramenta de diagnóstico nas próximas semanas.

João Batista Oliveira explica a importância da avaliação diagnóstica no contexto da volta às aulas

“Ao longo da pandemia, as crianças tiveram oportunidades bem diferentes no que diz respeito à educação. Um passo importante, principalmente nesse contexto agora de retorno das atividades presenciais, é realizar um diagnóstico robusto do aprendizado. O foco deve ser Língua Portuguesa e Matemática, para que os alunos tenham oportunidade de reencontrar suas trajetórias sem maiores prejuízos”, conclui João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.