Como deve ser utilizado o Guia para Prefeitos produzido pelo Instituto Alfa e Beto?

1166
Como deve ser utilizado o Guia para Prefeitos produzido pelo Instituto Alfa e Beto?

Em novo vídeo postado no canal oficial de YouTube do Instituto Alfa e Beto, o professor João Batista Oliveira fala sobre como deve ser utilizado o Guia para Prefeitos produzido pelo Instituto, sobretudo nesse momento de volta às aulas presenciais ou híbridas. Direcionado a prefeitos e secretários de educação, o Guia pode ajudar na produção e execução de um plano de reabertura das escolas e de intervenção.

Instituto Alfa e Beto lança guia com estratégias para prefeitos transformarem a educação de seus municípios; baixe aqui

“Para fazer o que precisa ser feito, serão necessários novos e melhores instrumentos. Fazer o que se fazia antes não será suficiente para enfrentar os desafios deixados pela pandemia, para fazer a educação avançar”, diz.

João Batista Oliveira explica como recuperar as perdas de aprendizagem causadas pela pandemia

O presidente do Instituto Alfa e Beto comenta que as autoridades públicas municipais devem se perguntar o que fazer na retomada das aulas, como acolher os alunos e quais são as estratégias para diagnosticar os estudantes.

“Como saber o que aconteceu durante a pandemia para ver onde retomar o ensino? O que aprendeu durante a pandemia junto com os diretores, professores, escolas? Em quanto tempo vai recuperar as perdas? O que vai dizer às famílias sobre esse cronograma? O que vai fazer diferente? Que evidências científicas sobre educação você vai usar para tornar a educação no nosso município melhor?”, pergunta.

Boa Vista (RR) começa no dia 9 de agosto ação de acolhimento das famílias e aplicação de testes de avaliação diagnóstica dos alunos do 2º ao 5º ano

A importância da Primeira Infância

Ao longo do vídeo, o especialista também alerta para o fato de que os municípios devem pensar políticas voltadas para a primeira infância. “Sabemos que aquilo que acontece com a criança durante a gestação e nos primeiros anos de vida é fundamental para o seu desenvolvimento geral, para o seu desenvolvimento social, físico, cognitivo. É uma questão que o prefeito precisa responder: o que aconteceu com as crianças do meu município durante a pandemia? O que posso fazer para reduzir os danos às crianças em seus primeiros meses e anos de vida?”, questiona.

Assista ao vídeo completo abaixo e preencha o formulário para baixar o e-book Guia para Prefeitos do Instituto Alfa e Beto.