Instituto Alfa e Beto lança guia com estratégias para prefeitos transformarem a educação de seus municípios; baixe aqui

O Instituto Alfa e Beto lançou um documento com estratégias destinado a prefeitos que desejam melhorar a educação de suas cidades. Baixe.

1459
Instituto Alfa e Beto lança guia com estratégias para prefeitos transformarem a educação de seus municípios; baixe aqui

Em um cenário educacional de pós-pandemia repleto de desafios, o Instituto Alfa e Beto acaba de lançar um documento com estratégias de curto e médio prazo destinado a prefeitos que desejam melhorar efetivamente a educação de suas cidades.

Chamado de “Guia para um prefeito transformar a educação do município”, o documento pode ser baixado ao final desta página, após preenchimento de um formulário simples.

Como promover políticas mais adequadas de primeiro emprego?

As sugestões apresentadas são baseadas em evidências científicas e já foram implementadas e testadas em cidades e países que são referências em educação. São medidas que aumentam a eficiência na área e geram mais recursos para investir em qualidade.

O Guia está dividido em ações de curto e médio prazo, com explicações detalhadas sobre cada uma das orientações. Dentre as práticas de curto prazo, estão o diagnóstico bem feito dos alunos, o incentivo à alfabetização ao final do 1º ano e o diagnóstico da operação da Secretaria Municipal de Educação. Já no caso das ações de médio prazo, destaca-se a reorganização da oferta de escolas e a alocação adequada de pessoal nelas.

As orientações encontradas no Guia podem ser aplicadas em municípios de qualquer porte, com foco na adoção de políticas públicas, de instrumentos e de práticas gerenciais que permitam que todas as escolas das redes funcionem de forma satisfatória.

Estudo mostra a importância da leitura dos pais com os filhos desde o berço e sua interação com o desenvolvimento das habilidades de autorregulação

Embora reforce que “não existe bala de prata” para solucionar os problemas da educação brasileira, o documento sugere aos prefeitos e secretários municipais de educação medidas capazes de propiciar resultados em poucos anos.

Preencha o formulário abaixo para baixar o e-book: