Instituto Alfa e Beto lança ferramenta de Diagnóstico de Aprendizado para o Ensino Fundamental

Avaliação do aprendizado dos alunos é essencial para a elaboração de um bom planejamento da volta às aulas após a pandemia de covid-19.

2812
Instituto Alfa e Beto lança ferramenta de Diagnóstico de Aprendizado para o Ensino Fundamental

Referência no desenvolvimento, implementação e avaliação de programas e materiais direcionados para Primeira Infância, alfabetização e ensino fundamental, o Instituto Alfa e Beto acaba de lançar uma ferramenta de Diagnóstico de Aprendizado para o Ensino Fundamental. Trata-se de um recurso que pode auxiliar as secretarias municipais de educação a planejarem o retorno às aulas presenciais, após a suspensão temporária decorrente da pandemia de covid-19, com base em uma avaliação criteriosa, rápida e eficaz dos alunos.

Desenvolvida a partir da experiência de mais de 15 anos do Instituto Alfa e Beto com avaliações da proficiência dos alunos, a ferramenta é útil não só nessa situação atual de iminência de volta às aulas após a fase mais crítica da pandemia, mas também ao final de cada ano letivo. Reunidos em relatórios, os resultados trazem um raio X de cada série escolar, permitindo aos gestores identificar os principais gargalos. Os resultados podem ser estratificados em vários níveis, proporcionando ao gestor uma análise de cada aluno, turma, escola e da rede inteira. A ferramenta avalia os alunos em relação aos conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa.

De aplicação coletiva, os testes têm duração de cerca de uma hora por disciplina. Quanto ao conteúdo, há questões de múltipla escolha para cada habilidade da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (por série e disciplina). Para se posicionar no nível esperado, o aluno deve ter 70% de acertos ou mais em questões relativas às habilidades exigidas para a sua série. Os testes também podem mostrar que o aluno está no nível esperado para a série anterior, para duas séries abaixo ou para três séries ou mais abaixo. Neste caso, é necessária uma reavaliação.

Uma das vantagens da ferramenta de diagnóstico lançada pelo Instituto Alfa e Beto é que ela pode ser implementada em lugares sem acesso à internet e com professores pouco familiarizados com o uso de tecnologia – realidade não incomum na rede pública de ensino. Além de capacitar professores e demais profissionais das secretarias de educação, o Instituto Alfa e Beto fornece os tablets que serão utilizados pelos alunos para fazer as provas e acompanha todo o processo de aplicação. Em cidades com até mil alunos, a aplicação das provas é realizada em cinco dias.

Em até 10 dias após o primeiro dia de teste, é realizada uma reunião virtual para apresentação do diagnóstico e entrega do relatório para os gestores da educação municipal, que poderão traçar estratégias mais eficazes com o intuito de atacar os pontos críticos revelados nas avaliações. Havendo interesse, o município pode ir além do diagnóstico e demandar do Instituto Alfa e Beto parceria para implementação das ações necessárias.

Saiba mais sobre essa ferramenta de diagnóstico de aprendizado para o Ensino Fundamental clicando aqui.