PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

e-Books

FLUÊNCIA DE LEITURA

Este e-book apresenta conceitos-chave da fluência de leitura principalmente como iniciar a prática da fluência em sala de aula.

O Instituto Alfa e Beto lançou o e-book gratuito “Fluência de Leitura”. Produzido pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto, o material esclarece os principais conceitos e definições sobre fluência de leitura para pais e professores. Baseado em extensa revisão de literatura científica, o e-book demonstra a importância do desenvolvimento da fluência de leitura para os alunos, explicando como medir e desenvolver essa habilidade de maneira eficiente.

O Que é Fluência de Leitura?

Nos primeiros capítulos, o professor João Batista Oliveira define a fluência de leitura e sua importância para os alunos logo após serem alfabetizados. “Fluência de leitura é a habilidade de ler com precisão, fluidez e expressividade. Ela permite uma leitura ágil, capaz de fornecer ao cérebro informações suficientes para compreender o que está sendo lido. Com o avanço da fluência, o foco se desloca da leitura da palavra para o sentido da palavra e, depois, para o sentido do texto”, explica.

Qual a Relação Entre Fluência de Leitura e Compreensão?

No capítulo dedicado à relação entre fluência de leitura e compreensão, o professor João Batista Oliveira esclarece que, sem a velocidade proporcionada pela fluência, o cérebro não recebe informações suficientes para criar sentido diante do conjunto de palavras e frases. “O aluno precisa desenvolver uma velocidade crescente de leitura para que sua compreensão ocorra dentro do tempo esperado. Se o aluno sempre depende que o professor explique mais devagar, ele não se torna um aprendiz autônomo”, afirma.

Como Avaliar?

Para avaliar a fluência de leitura, é necessário verificar três indicadores: velocidade, erro e prosódia. A quantidade de palavras lidas, os erros (por exemplo, pular palavras) e a prosódia, que inclui entonação e outras variáveis, são essenciais. O e-book explica como pais e professores podem avaliar a fluência periodicamente, apresentando instrumentos como os softwares “Craque da Fluência” e “Flui”, desenvolvidos pela Alfa e Beto Soluções.

Como Desenvolver Fluência Após a Alfabetização?

Desenvolver a fluência de leitura na idade correta, logo após a alfabetização, é crucial. Segundo o professor João Batista Oliveira, o aluno alfabetizado deve ser capaz de ler entre 60 e 80 palavras por minuto ao final do ano. Duas “regras de ouro” auxiliam nesse processo:

  1. Ler Muito: O aluno que lê muito promove um círculo virtuoso. A leitura se torna menos penosa e mais prazerosa, estimulando o aluno a ler mais.
  2. Ler Várias Vezes o Mesmo Texto: A leitura é fluente quando o leitor não precisa parar para identificar a palavra ou seu sentido. Reler textos com palavras já conhecidas ou ler textos cujas palavras são familiares ajuda a desenvolver a fluência.

O e-book oferece links de diversos produtos desenvolvidos pelo Instituto Alfa e Beto que ajudam o aluno a identificar palavras rapidamente e a desenvolver habilidades relevantes.

Por fim, o e-book “Fluência de Leitura” do Instituto Alfa e Beto é uma ferramenta essencial para pais e professores. Ele proporciona uma compreensão aprofundada sobre a importância da fluência de leitura e oferece métodos eficazes para desenvolvê-la. Então, baixe agora e ajude seus alunos a se tornarem leitores fluentes e autônomos.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

Fale conosco

logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp