Instituto Alfa e Beto realiza capacitações em Minas Gerais

Acreditamos que aprender é para a vida toda! Ainda mais quando você, professor, é peça fundamental no aprendizado de tantas crianças

930
Desperte a consciência fonêmica nas crianças!

São Gotardo – MG

No penúltimo sábado, dia 25 de março, a SEMED do município São Gotardo (MG) promoveu um Seminário Municipal, com o título “XI SEDUC – Educação 2023: Educar para a transformação social”, no qual foi apresentado um painel com o tema “Alfabetização como transformação social”. A equipe da secretaria municipal de educação falou sobre as mudanças e, principalmente, as experiências positivas com a parceria com o Instituto Alfa e Beto.

Segundo o professor João Batista, presidente do Instituto e idealizador do Programa Alfa e Beto de Alfabetização: “Ler implica, fundamentalmente, identificar as palavras de maneira automática. Ler com fluência significa não apenas identificar as palavras automaticamente, mas com velocidade e ritmo que evidenciam e facilitam a compreensão. O professor precisa compreender conceitos-chave da fluência de leitura e saber como iniciar a prática em sala de aula”.

A proposta pedagógica do Instituto Alfa e Beto para a alfabetização tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender”. Já no Programa Alfa e Beto para Séries Iniciais, o ensino estruturado é a estratégia reconhecidamente mais eficaz para promover a aprendizagem. Todos os programas e materiais do Instituto Alfa e Beto baseiam-se nos princípios do ensino estruturado e evidências científicas.

 

Patos de Minas – MG

Nos dias 31 de março e 01 de abril, o Instituto Alfa e Beto realizou uma capacitação pedagógica com todos os professores, supervisores e equipe da secretaria municipal de educação do município de Patos de Minas (MG) para que eles possam desenvolver e exercer seus papéis com excelência.

Este ano de 2023 é o primeiro de implantação dos programas do Instituto Alfa e Beto no município e as nossas formações têm foco nas equipes que irão atuar nos programas de:

– Alfabetização na idade certa, para os alunos do 1° ano;

– Alfabetização para os alunos do 2° ano;

– Programa de Ensino Estruturado para os alunos do 3° ao 5° ano;

– Programa Intensivo de Alfabetização para os alunos do 3° ao 5° ano.

 

Quando falamos de alfabetização e materiais do Instituto Alfa e Beto, pensamos muito no professor e na importância que ele tem, principalmente, na hora de alfabetizar e desenvolver a fluência de leitura no aluno.

Uma pergunta para você, professor: o que fazer para que seus alunos se tornem bons leitores?

O processo de aquisição de fluência de leitura passa por algumas etapas conhecidas.

Primeiro, o aluno aprende a decodificar. Em paralelo, vai adquirindo a capacidade de reconhecer automaticamente as palavras. A leitura passa, então, a ser facilitada pelo treino, o que permite a familiarização com os conteúdos. Assim, as palavras conhecidas passam a ser lidas de forma automática, ao passo que as desconhecidas dependem da decodificação.

O primeiro objetivo do ensino de fluência é evitar erros, pois, dessa forma, o leitor aumenta a velocidade de leitura e com menor interferência no entendimento do sentido. O segundo objetivo é aumentar a velocidade. Para isso, nos materiais do Instituto Alfa e Beto, usamos diversas técnicas – algumas, inclusive, usadas no ensino da leitura dinâmica. O uso criativo dessas técnicas pode também facilitar o conhecimento gramatical, ajudando o aluno a avançar mais rapidamente no entendimento do sentido do texto.

 

Para que essas técnicas e estratégias de ensino sejam bem estruturadas e aplicadas da forma correta pelos professores da rede, nossa equipe conta com capacitadores treinados e experientes no método, transmitindo a segurança e a confiança necessárias para que toda a equipe escolar se sinta pronta para o desafio da alfabetização e do ensino estruturado.

 

Convidamos você a conhecer nossos programas de ensino clicando nos links:

Alfabetização: https://www.alfaebeto.org.br/programa-alfa-e-beto-de-alfabetizacao-1o-ano/

Fluência de Leitura:

https://www.alfaebeto.org.br/programa-alfa-e-beto-de-desenvolvimento-de-fluencia-de-leitura/

Fale conosco também através do e-mail atendimento@www.alfaebeto.org.br ou pelo WhatsApp (34) 99330-0111.