Com aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano estreia no dia 26, segunda, na Rede Vida

Criado com o objetivo de reduzir o impacto da suspensão de aulas para milhares de crianças em fase de alfabetização, programa já começa com mais de 36 mil alunos de municípios que aderiram à iniciativa. Dois professores-atores vão interagir diariamente com quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que representam os alunos.

4309
Com aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano estreia no dia 26, segunda, na Rede Vida

Criado com o objetivo de reduzir o impacto da suspensão de aulas para milhares de crianças em fase de alfabetização, o Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano estreia na próxima segunda-feira, dia 26 de outubro, às na Rede Vida Educação (sinal aberto). Serão 40 minutos diários de Língua Portuguesa (Alfabetização) e 40 minutos diários de Matemática, de segunda à sexta. Haverá reprise dos programas aos sábados. 

Horários

No canal Rede Vida Educação 2, o programa será exibido de segunda a sexta de 7h30 às 9h, com reprise das 10h30 às 12h. A reprise dos episódios da semana será no sábado, das 14h15 até às 21:45. Já no canal Rede Vida Educação 3, o programa vai ao ar de segunda a sexta das 12h30 até às 14h, com reprise das 15h30 até às 17h. No domingo, a reprise da semana será das 6h15 às 14h15.

Para saber como assistir ao canal Rede Vida Educação da sua cidade acesse esse link.

Assista ao Alfa e Beto na TV também pela internet: https://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/

Quem, por algum motivo, não conseguiu ou não consegue acompanhar as aulas do Programa Alfa e Beto na TV pela Rede Vida Educação tem a oportunidade de assisti-las pela internet, no site do Instituto Alfa e Beto. No site, estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Quem quiser acessar as aulas anteriores deve preencher um formulário que se encontra aqui.

– Ao longo dos seus 15 anos de existência, o Instituto Alfa e Beto produziu livros didáticos que ajudaram mais de um milhão de crianças a serem alfabetizadas e a tomarem gosto pela leitura. Depois, acompanhando as novas tecnologias, desenvolvemos uma série de aplicativos (jogos educativos) com o mesmo objetivo. Agora surge esse novo desafio: levar toda essa bagagem e experiência para a TV e poder beneficiar milhares de crianças que muito provavelmente foram – e estão sendo – prejudicadas pela interrupção das aulas devido à pandemia – diz o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto.

Segundo João Batista Oliveira, o Programa Alfa e Beto na TV – 1º Ano tem uma proposta educativa bem lúdica, com dois atores interpretando os professores de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, e quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que interagem como se fossem alunos em sala de aula. Para adequar as aulas à linguagem da TV, foram utilizados recursos gráficos e cênicos que dão dinamismo aos programas.

Os conteúdos das aulas são baseados nos livros de 1º ano do Instituto Alfa e Beto. Os de Língua Portuguesa (Alfabetização) têm como referência a Ciência Cognitiva de Leitura, e os de Matemática, o método usado em Cingapura, reconhecido como o mais eficiente do mundo. São materiais didáticos usados com sucesso em cidades como, por exemplo, Sobral (CE), maior referência de sucesso da rede pública de ensino no país, e Teresina, melhor capital dentre as 27 na Prova Brasil.

– Com apoio dos familiares e também das redes municipais de ensino, as crianças que assistirem ao Alfa e Beto na TV- 1º Ano com regularidade poderão ser alfabetizadas e seguir os estudos nos anos seguintes sem lacunas em sua aprendizagem, afirma o professor João Batista Oliveira.

Assista aqui a um vídeo de apresentação do Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano.

Municípios interessados em aderir ao Programa devem entrar em contato pelo e-mail alfaebetonatv@www.alfaebeto.org.br

Responsáveis por crianças em fase de alfabetização e escolas privadas podem adquirir os Kits do Aluno e acompanhar as aulas clicando nos links Kit 1° Ano e Kit 2° Ano