Conheça os livros utilizados no programa Alfa e Beto Na TV- 1º Ano

Conjunto de livros foi elaborado para alunos do 1º ano (Alfabetização), mas pode ser utilizado por alunos de séries mais avançadas que não foram alfabetizados adequadamente.

3992
Conheça os livros utilizados no programa Alfa e Beto Na TV- 1º Ano

O programa “Alfa e Beto Na TV- 1º Ano” estrou no dia 26 de outubro na Rede Vida Educação e tem o seu conteúdo baseado nos livros didáticos do Instituto Alfa e Beto.

No canal Rede Vida Educação 2, o programa está sendo exibido de segunda a sexta de 7h30 às 9h, com reprise das 10h30 às 12h. A reprise dos episódios da semana será no sábado, das 14h15 até às 21:45. Já no canal Rede Vida Educação 3, o programa está no ar de segunda a sexta das 12h30 até às 14h, com reprise das 15h30 até às 17h. No domingo, a reprise da semana será das 6h15 às 14h15.

Para saber como assistir ao canal Rede Vida Educação da sua cidade acesse esse link.

Assista ao Alfa e Beto na TV- 1º Ano também pela internet: https://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/

Quem, por algum motivo, não conseguiu ou não consegue acompanhar as aulas do Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano pela Rede Vida Educação tem a oportunidade de assisti-las pela internet, no site do Instituto Alfa e Beto. No site, estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Quem quiser acessar as aulas anteriores deve preencher um formulário que se encontra aqui.

Os livros utilizados nas aulas de Língua Portuguesa/Alfabetização e Matemática são o “Aprender a Ler”, “Matemática 1º ano – Volume 1 e 2”, “Grafismo e Caligrafia Letra De Forma”, “Grafismo e Caligrafia Letra Cursiva”, “Leia Comigo”, além dos minilivros. Todos eles estão disponíveis no site da Alfa e Beto Soluções.

Os livros são direcionados a alunos em fase de alfabetização, que estejam cursando o 1º ano do Ensino Fundamental, ou a alunos não alfabetizados de outras séries. Ao longo dos episódios do Programa Alfa e Beto na TV- 1º Ano, os atores-professores vão propor exercícios e passar deveres para casa que poderão ser encontrados nos livros citados.

Conheça os livros:

Aprender a Ler

Apresenta de forma simples e clara atividades lúdicas para o desenvolvimento de todas as habilidades necessárias para o domínio do código alfabético. “Aprender a Ler” é um livro de alfabetização para uso de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Este livro já foi usado por mais de um milhão de alunos, e o sucesso na alfabetização das crianças já foi comprovado por meio de experimentos registrados em publicações científicas.

Matemática 1º ano – Volume 1 e 2

Elaborado com base em um rigoroso e profundo estudo a respeito das práticas de ensino nos países em que se registra um melhor desempenho dos alunos na disciplina, os livros são indicados para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O programa de ensino é estruturado a partir de quatro eixos: números e operações, grandezas e medidas, formas e volumes, tratamento da informação. Os materiais, por sua vez, possuem orientações e comandos simples, facilitando o entendimento do aluno.

Grafismo e Caligrafia Letra De Forma

O objetivo do livro é iniciar o desenvolvimento da escrita das letras de forma. É indicado para crianças em idade pré-escolar e pode ser utilizado em escolas, em casa ou em atividades recreativas. O livro contém dezenas de atividades organizadas em níveis progressivos de complexidade. As letras são introduzidas de acordo com o tipo de traço, permitindo à criança evoluir dos traços mais fáceis para os mais difíceis. Setas indicam o caminho a ser seguido, sem necessidade de muita orientação por parte do professor.

Grafismo e Caligrafia Letra Cursiva

O livro tem como objetivo iniciar o desenvolvimento da escrita da letra cursiva. É indicado para crianças a partir de 6 anos de idade e pode ser utilizado em escolas, em casa ou em atividades recreativas. Contém dezenas de atividades organizadas em níveis progressivos de complexidade. As letras são introduzidas de acordo com o tipo de traço, permitindo à criança evoluir dos traços mais fáceis para os mais difíceis. Setas indicam o caminho a ser seguido, sem necessidade de muita orientação pelo professor.

Leia Comigo

O livro “Leia Comigo” inclui 22 leituras ricamente ilustradas e que dialogam com o texto. Esse volume tem como função principal envolver a criança que está começando a se alfabetizar – em casa, na pré-escola ou no 1º ano do ensino fundamental. Textos de gêneros variados tratam de letras, palavras, rimas, leituras e livros como também se prestam ao desenvolvimento de outras atividades como contagem, música, dança, canto e folclore.

Minilivros

São 110 Minilivros encartados em uma única edição, que podem ser descartados e montados individualmente, facilitando o manuseio pela criança. Contém histórias decodificáveis, com textos simples e claros para crianças. O objetivo dos Minilivros é desenvolver a fluência de leitura: ler depressa, de maneira correta e com entonação adequada.

As crianças adoram ler e sentir que já conseguem ler sozinhas. A cada leitura há uma novidade. Com os Minilivros, elas experimentam o delicioso sabor de ler, sozinhas, um livro inteiro.

Para atingir os objetivos de consolidar a decodificação e desenvolver a fluência de leitura, os Minilivros devem ser usados em paralelo com as lições do livro Aprender e Ler (que pode ser adquirido separadamente).

Para saber mais sobre o material didático utilizado no Programa Alfa e Beto Na TV- 1º Ano, acesse o site da Alfa e Beto Soluções.