Método da Alfa e Beto Soluções dobrou o nº de alunos alfabetizados em 91 dias

377
Método da Alfa e Beto Soluções dobrou o nº de alunos alfabetizados em 91 dias

Ao implementar o Programa Alfa e Beto de Alfabetização, escolas do município de Viamão, no Rio Grande do Sul, conseguiram alfabetizar 64% dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. O resultado foi atingido com a implementação do programa de ensino estruturado, em 91 dias letivos.

Quando o programa teve início, em 30 de julho de 2018, apenas 29% das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental estavam alfabetizadas. Esse número chegou a 64% em dezembro.

O objetivo principal do Programa Alfa e Beto de Alfabetização é garantir que todos os alunos dominem o nível básico de fluência em leitura e escrita, o que aumenta suas chances de avançar com sucesso na escola. Recomendamos a leitura da publicação da Academia Brasileira de Ciências “Aprendizagem Infantil”, que pode ser acessada aqui, para entendimento da evidência científica sobre o tema.

O secretário municipal de educação em Viamão, Carlos Bennech, observa que a intervenção para os alunos de 6 e 7 anos foi orientada para concretizar a alfabetização por meio do método fônico. Já, com as crianças do Jardim de Infância, o trabalho foi focado na preparação para a alfabetização. “Essa é a idade em que tem início o domínio da consciência fonológica”, explica o coordenador do Instituto Alfa e Beto para a região Sul, João Luiz Dorneles Antunes.

Conheça o Programa Alfa e Beto de Alfabetização

A proposta pedagógica tem como base a dualidade aprender a ler e ler para aprender. Nossos materiais ajudam a criança a avançar em três aspectos fundamentais:

1. Aquisição do princípio alfabético
2. Decodificação
3. Fluência de leitura

Benefícios do Programa:
• Está baseado nas mais consistentes evidências sobre alfabetização;
• Está baseado na experiência da Alfa e Beto Soluções na alfabetização de mais de 1 milhão de crianças em todo o Brasil;
• Possibilita que as crianças estejam plenamente alfabetizadas ao fim do 1° ano do Ensino Fundamental;
• Oferece o Programa em versão digital, por meio do jogo Ilhas do Alfabeto;
• Inclui as disciplinas de Matemática e Ciências;
• Inclui material de uso do aluno, do professor, da coordenação e da classe;
• Oferece todo o apoio aos professores por meio orientação e assistência pedagógica;
• Está alinhado com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Quer levar o programa para sua escola? Entre em contato e conheça nossas soluções.