Presidente do Instituto Alfa e Beto participa do evento de lançamento do novo currículo para o Ensino Fundamental, em Sobral

1478

No dia 29 de dezembro foi realizado o evento de lançamento do novo currículo para o Ensino Fundamental, na sede da Prefeitura Municipal de Sobral. Estavam presentes o Prefeito Nota 10, Clodoveu de Arruda Coelho Neto, a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, a secretária Municipal de Educação de Sobral, Iracema Sampaio, além de outras autoridades, como o ex-secretário Municipal de Educação, Maurício Hollanda, o vice-prefeito de Sobral, Carlos Hilton Albuquerque Soares e o professor Herbert Lima Vasconcelos, futuro secretário Municipal de Educação.

Participaram também do evento, além dos profissionais da rede, pais de alunos e representantes de diversas instituições locais.  O presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo e Oliveira, foi o conferencista convidado.

O encontro teve como foco principal a apresentação do novo currículo de Língua Portuguesa e Matemática, do 1o ao 9o ano, que será implementado a partir de 2017. O currículo foi desenvolvido sob a orientação das consultoras  Ilona Becskeházy  e Paula Louzano e contou com a participação de diversos professores e técnicos da Secretaria Municipal.

A secretária Iracema Sampaio apresentou as linhas gerais do novo programa, enfatizando a prioridade de se ter o domínio das competências cognitivas como papel principal da escola e anunciou como próximo passo a elaboração do plano de implementação.

O fim de uma era e início de uma nova, ainda mais desafiante, que Sobral precisará enfrentar para consolidar os avanços e transformar-se em referência mundial em Educação, foi tema presente dos discursos feitos por Iracema, Maurício Hollanda e o prefeito de Sobral, Clodoveu de Arruda.

Todas as autoridades presentes reiteraram a importância da colaboração de parceiros externos e reconheceram as contribuições do presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo, desde o início das reformas no final do século passado.

A ex-secretária Municipal de Educação e atual vice-governadora, Izolda Cela, reiterou a importância da interlocução dos gestores de Sobral com pessoas, instituições e referências de fora do município – “Particularmente, as orientações do professor João Batista ajudaram o município a identificar e manter o Norte”.

Em sua apresentação, o professor João Batista Araujo e Oliveira deu sugestões a respeito do papel e desafios dos pais, professores e gestores para assegurar o alcance das metas do currículo.  João Batista ainda citou a importância na capacidade de priorizar, o respeito aos dados e evidências e o respeito aos professores, fatores-chave no sucesso da política educacional de Sobral.

Sobre os novos desafios, o professor destacou a reforma educativa de Sobral que se encontra na etapa 2 de um processo reconhecido pelos especialistas como contendo 4 etapas.

“A importância de estratégias mais avançadas para a Educação Infantil, uma nova política para atrair pessoas mais qualificadas para o magistério e o avanço em preparar as condições para ampliar a autonomia escolar são os principais desafios” – declarou João Batista.

Com esse evento, Sobral encerra uma primeira fase de reformas que a colocou com o melhor desempenho nas Provas Brasil do 5o e 9o ano.

Com base nos resultados da Prova Brasil de 2015, Sobral ganhou o Prêmio Prefeito Nota 10 de 2016, entregue ao Prefeito Veveu, no dia 14 de dezembro, em Brasília.

Durante o evento, o professor João Batista foi alvo de inúmeras manifestações de carinho por parte dos professores e dirigentes – muitos deles lembraram que foram os primeiros a implementar, desde 2004, o Programa Alfa e Beto de Alfabetização.