Associação Vida Mais Trancoso faz parceria com Instituto Alfa e Beto

Associação Vida Mais Trancoso

A Associação Vida Mais Trancoso e o Instituto Alfa e Beto estão unindo esforços para impactar positivamente a vida de crianças em situação de vulnerabilidade social em Trancoso, na Bahia.

Projeto Voar: Desenvolvendo Habilidades e Alfabetizando com Criatividade

Nessa colaboração, o Projeto Voar tem o propósito claro de desenvolver habilidades socioemocionais e promover a alfabetização de crianças em duas escolas de Trancoso. Para isso, professores devidamente capacitados ministrarão aulas no contraturno escolar, utilizando o Programa Intensivo de Alfabetização (PIA) do Instituto Alfa e Beto.

Projeto Formiguinhas: 15 Anos de Educação e Cultura Gratuita

Por outro lado, o Projeto Formiguinhas, apoiado pela Associação Vida Mais Trancoso, proporciona atividades socioculturais e educativas gratuitas a crianças e pré-adolescentes na região do Mirante do Rio Verde. Com ênfase em educação, arte e acolhimento, o projeto visa transformar vidas e criar um ambiente seguro para o desenvolvimento.

Ao todo, 75 crianças, com idades entre 6 e 11 anos, serão beneficiadas por essas iniciativas. O objetivo é criar ambientes seguros que estimulem o protagonismo, desenvolvendo habilidades socioemocionais e ampliando horizontes.

Transformação Através da Alfabetização

Além disso, o suporte ativo ao processo de alfabetização, com destaque na compreensão das linguagens e raciocínio lógico, visa impactar positivamente a vida dessas crianças. O projeto não só busca superar a defasagem educacional, mas também fornece ferramentas para que as crianças descubram suas potencialidades de forma global.

A coordenadora de Projetos da Associação Vida Mais Trancoso, Ariela Handfas, sublinha a importância da parceria com o Instituto Alfa e Beto. Segundo ela, a expertise do instituto no contexto educacional brasileiro e sua vasta experiência contribuirão de maneira significativa para as ações futuras.

A parceria entre a Associação Vida Mais Trancoso e o Instituto Alfa e Beto não visa apenas combater a defasagem educacional. Além disso, busca proporcionar às crianças as ferramentas necessárias para explorarem suas potencialidades de forma confiante e autônoma. O compromisso com o desenvolvimento integral dessas crianças reflete-se na busca por uma educação transformadora e significativa.

Instituto Alfa e Beto na Jornada Pedagógica 2024 em Esperantina (PI)

Instituto Alfa e Beto
Instituto Alfa e Beto

Esta semana, a renomada coordenadora do Instituto Alfa e Beto, Carmem Brito, foi destaque como palestrante na Jornada Pedagógica 2024 da Secretaria Municipal de Educação de Esperantina, Piauí. O município é um parceiro estratégico do Instituto em seus programas educacionais, evidenciando a importância da colaboração para transformar e inovar na educação.

Participação Ativa do Instituto Alfa e Beto na Abertura do Ano Letivo

O convite para a participação de Carmem Brito partiu do Secretário Valdemir Miranda, marcando não apenas uma palestra, mas também a abertura oficial do ano letivo no município. A temática central, “Desafios Educacionais e Contemporâneos”, ressaltou a necessidade de colaboração para enfrentar os desafios em constante evolução.

Resultados de 2023 e Perspectivas para 2024

Valdemir Miranda, Secretário Municipal de Educação, compartilhou as expectativas e destacou a positividade das intervenções realizadas até então. “Nosso encontro teve como objetivo mostrar os resultados de 2023 e energizar toda a equipe educacional de Esperantina para os desafios de 2024”, afirmou o secretário.

Balanço Positivo de 2023 e Projeções para o Futuro

Em seu discurso, Carmem Brito fez um balanço otimista do trabalho realizado pelo Instituto Alfa e Beto no município ao longo de 2023. Com resultados promissores, ela expressou confiança de que, em 2024, os professores e coordenadores levarão a educação de Esperantina a patamares ainda mais elevados.

Os programas do Instituto Alfa e Beto foram implementados em Esperantina a partir de agosto de 2023, proporcionando resultados notáveis em apenas quatro meses de implementação.

Transformação nos Índices de Alfabetização

Na alfabetização, a rede municipal de Esperantina registrou índices superiores a 70% de suas crianças com habilidades de leitura adequadas para a idade. Do 2º ao 5º ano, mais de 80% demonstraram fluência de leitura e compreensão de texto de forma extremamente positiva.

Antes da intervenção do Instituto, a quantidade de alunos atingindo habilidades adequadas era significativamente menor em maio do que em novembro. Um curto período após a intervenção, observou-se uma equivalência de desempenho entre alunos de diferentes anos.

Resultados Avaliados pelo TELCS

Os dados são baseados na nota obtida pelos alunos no TELCS (Teste de Leitura e Compreensão de Sentenças). Esse teste, embora não específico para alfabetização, permitiu medir o nível de leitura alcançado pelos alunos. Considerou-se alfabetizado o aluno que respondeu corretamente a 7 itens entre os 10 primeiros do teste.

Os resultados destacam não apenas o sucesso dos programas do Instituto Alfa e Beto, mas também a capacidade de implementar mudanças significativas em curtos períodos, transformando a educação em Esperantina.

Descubra os Desafios das Séries Finais do Ensino Fundamental

Desafios das Séries Finais do Ensino Fundamental

O sistema educacional brasileiro enfrenta um desafio negligenciado: as séries finais do ensino fundamental. Enquanto muito se discute sobre o ensino infantil, a alfabetização e as séries iniciais, os anos finais permanecem à margem das atenções. Este segmento, crucial na transição para a adolescência, é onde surgem grandes desafios educacionais, agravados pela pandemia.

Nessa fase de transição para a adolescência, marcada por mudanças significativas, enfrentamos um dos maiores desafios educacionais. Além disso, a pandemia intensificou essas dificuldades, destacando a urgência de abordar esse segmento.

O Instituto Alfa e Beto Desvenda: E-book Elo Perdido

O Instituto Alfa e Beto, atento a esse problema, conduziu extensas pesquisas e apresenta o E-book Elo Perdido. Elaborado pelo Prof. João Batista Oliveira, presidente do Instituto, o documento de 40 páginas oferece uma análise abrangente das séries finais, tanto na rede pública quanto na privada.

Analisando os dados da Prova Brasil de 2005 a 2021, observamos uma melhoria gradual até 2017, seguida de desaceleração em 2019 e, posteriormente, retrocesso durante a pandemia da Covid-19.

Este documento destaca um nível educacional esquecido, crucial para o futuro do país. Com o envelhecimento populacional e a escassez de mão-de-obra, as novas gerações tornam-se vitais para sustentar o país no futuro.

Conteúdo do E-book: Uma Radiografia Detalhada das Séries Finais

Dividido em sete partes, o e-book oferece uma visão abrangente das séries finais, abordando a evolução da matrícula, eficiência do sistema e desafios como a redução de alunos, altos índices de reprovação e evasão.

Embora muitas seções não tragam boas notícias, há uma mensagem de esperança: é possível melhorar o desempenho nas séries finais, independentemente do nível inicial dos alunos. O e-book destaca alguns casos de sucesso, indicando que a mudança é alcançável.

A Chamada para Ação: Recuperando o Elo Perdido da Educação

A mensagem central é clara: as séries finais tornaram-se o elo perdido da educação, negligenciadas sem políticas públicas. No entanto, o e-book enfatiza que não existem obstáculos intransponíveis – a melhoria só é impossível para quem não se dispõe a alcançá-la.

Leia o conteúdo completo do E-book.

Equipe do Instituto Alfa e Beto

 

Sucesso da educação em Sobral

O município de Sobral – CE

Há mais de 20 anos, o município de Sobral iniciou um processo de reforma educacional. Seu objetivo visava elevar a qualidade da educação e, mais importante, conseguir fazer com que a educação chegue a todas as crianças.

Desafios: Alfabetização

Desde o início, um dos primeiros indicadores que trouxe à tona a necessidade de mudanças foi a falta de alfabetização eficaz. Apesar dos esforços para acelerar o progresso dos alunos em defasagem, as taxas de reprovação persistiam, perpetuando as distorções no fluxo escolar.

Solução

Destacando-se a partir de 2003, o Instituto Alfa e Beto iniciou a parceria com o município. Introduzindo o Programa Alfa e Beto de Alfabetização, a iniciativa buscava alfabetizar as crianças logo no 1º ano do Ensino Fundamental. O trabalho começava já na Pré-Escola II, desenvolvendo a consciência fonêmica e preparando os alunos para a alfabetização subsequente.

Isso significa, que o Instituto Alfa e Beto teve uma importante participação no desenvolvimento e na consolidação da experiência de Sobral, iniciada em fins do século passado com programas de correção do fluxo escolar e de gestão. Em seguida, houve a implementação dos programas de alfabetização, de ensino estruturado e de consultoria para o revigoramento das séries finais.

Resultados 

Assim, ao submeter as turmas à Prova Brasil a partir de 2007, Sobral testemunhou um aumento notável nas notas de Língua Portuguesa, crescendo 54% até 2019, em comparação com a média de 37% dos municípios cearenses. Quanto a Matemática, o crescimento foi ainda mais expressivo, atingindo 64,5% em Sobral e 29,7% no Ceará.

Já em 2017, Sobral ocupava o 1º lugar no ranking, cedendo a posição para Coruripe em 2019. Estes dados destacam três aspectos cruciais:

  • Primeiramente, evidencia-se um aumento progressivo nos resultados.
  • Em segundo lugar, um salto notável ocorreu em 2009, possivelmente resultado do efeito cumulativo da implementação de programas de ensino estruturado nos anos anteriores.
  • Terceiramente, observa-se uma tendência à redução da dispersão dos resultados, indicando simultaneamente um aumento na qualidade e equidade educacional. Até o momento, nenhum outro município brasileiro alcançou esse nível simultâneo de desempenho e equidade.

Confira abaixo a evolução desses dados:

Evolução de notas de Matemática na Prova Brasil – Séries Iniciais Evolução de notas de Português na Prova Brasil – Séries Iniciais

 

Perfil das Famílias na Escolha da Educação: Prioridades e Valores

No recente artigo divulgado pelo portal de notícias Congresso em Foco, o professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, compartilhou insights valiosos sobre o perfil das famílias brasileiras ao escolherem a educação para seus filhos. Conduzido pelo IDados a pedido do Instituto Livre Pra Escolher entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, o estudo analisou as opiniões de mais de 1.800 pais e mães em todo o país, cujos filhos se encontravam na faixa etária de 1 a 17 anos.

Priorizando Valores: Contribuição para a Formação Ética e Moral

Inicialmente, esse estudo destacou que os pais atribuem importância significativa à contribuição das escolas na formação ética e moral de seus filhos. Surpreendentemente, mais de 90% dos participantes, independentemente do nível socioeconômico, consideram princípios como “pontualidade, organização e responsabilidade” fundamentais. Adicionalmente, percebem esses valores como essenciais para o desenvolvimento global dos alunos, indo além da mera preparação para o mercado de trabalho.

Objetivos Educacionais Unificados: Formação do Caráter e Hábitos de Estudo

Posteriormente, a pesquisa revelou que todos os grupos de pais consideram prioritários a formação do caráter, o desenvolvimento de hábitos de estudo, resiliência, disciplina e responsabilidade individual. Esses elementos, frequentemente vistos como fundamentais para o sucesso a longo prazo, superam a ideia de estar simplesmente “pronto para o mercado de trabalho”.

Diferenças Socioeconômicas: Uma Análise Detalhada

Embora as semelhanças prevaleçam nas preferências educacionais, o estudo também explorou nuances relacionadas a diferenças socioeconômicas. Contudo, essa análise detalhada destaca como as prioridades podem variar, mesmo que sutilmente, entre diferentes estratos sociais.

Conclusão: Compreendendo e Respeitando as Escolhas Familiares na Educação

Em síntese, o estudo proporciona uma visão abrangente das prioridades e valores que orientam as escolhas educacionais das famílias brasileiras. Compreendendo a importância atribuída à formação ética e ao desenvolvimento pessoal, as instituições educacionais podem adaptar suas abordagens para atender melhor às expectativas dos pais e promover um ambiente de aprendizado mais holístico.

Para uma análise completa e aprofundada sobre o perfil das famílias na escolha da educação, recomendamos a leitura do artigo na íntegra aqui.

Equipe IAB

RS atinge excelência na alfabetização com método fônico

Instituto Alfa e Beto realiza capacitações em Alagoas, Sergipe e no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul destaca-se nacionalmente por sua educação de qualidade. No entanto, é importante ressaltar que 13 municípios do estado alcançaram resultados ainda mais notáveis na alfabetização e nos anos iniciais do Ensino Fundamental(1º ao 5º ano) ao adotarem o método fônico, superando a média nacional.

Destaque em 13 municípios

Cidades como Esteio, Montauri, Caibaté, Tunas, Arroio do Tigre, Ibarama, Cristal, Mato Queimado, Nova Ramada, Três de Maio, Estação, Sapucaia do Sul e São Sepé destacam-se pelos resultados excepcionais.

As crianças dessas localidades desenvolvem habilidades de leitura e compreensão com fluência, atingindo índices entre 75% e 100%. Essa proficiência, consequentemente, impacta positivamente o desempenho em disciplinas como Matemática e Ciências.

Qual é o segredo?

Conforme Carla Cancelli, coordenadora do Instituto Alfa e Beto (IAB) nessas áreas do Rio Grande do Sul, o segredo reside na combinação de três fatores:

  1. Gestão eficiente das redes de ensino

Primeiramente, as redes de ensino nesses municípios possuem uma gestão eficiente e comprometida com a qualidade da educação. Isso inclui a definição de metas claras, a alocação de recursos apropriados e o monitoramento dos resultados.

  1. Professores dedicados

Além disso, os professores nessas redes são profissionais comprometidos e capacitados para lecionar com as metodologias mais eficazes. Eles não apenas recebem formação contínua, mas também operam em ambientes de trabalho motivadores e solidários.

  1. Metodologia específica

E ainda, os municípios adotam o método fônico, amplamente utilizado globalmente para a alfabetização. Esse método ensina as crianças a associar os sons das letras às próprias letras, facilitando o aprendizado da leitura e escrita.

O Instituto Alfa e Beto

Há mais de 20 anos, o Instituto Alfa e Beto tem auxiliado municípios a melhorar seus resultados educacionais, proporcionando uma variedade de programas e materiais educacionais utilizados em redes públicas e privadas em todo o Brasil.

Além dos 13 municípios do Rio Grande do Sul, Sobral (CE), Coruripe (AL), Teresina (PI) e Bom Jesus (PI), entre outros, também alcançaram resultados educacionais excepcionais em parceria com o IAB. Assim, é possível obter excelência educacional ao adotar o método fônico.

Clique aqui e confira o matéria completa.

Equipe IAB

Ensino Fundamental II: Sobral Inova com a Coleção Ômega de IAB

Coleção Ômega
Coleção Ômega

O município de Sobral (CE) está se destacando na abordagem de um dos maiores desafios do sistema educacional: os anos finais do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). Nesse contexto, a partir de 2024, a Secretaria Municipal de Educação de Sobral adotará a Coleção Ômega, desenvolvida pelo renomado Instituto Alfa e Beto (IAB). Assim, o termo de parceria, oficializado pelo secretário Francisco Hebert Lima Vasconcelos, já está disponível no Diário Oficial do município.

Instituto Alfa e Beto e Sobral: Parceria de Longa Data

Quanto à parceria de mais de 20 anos, o Instituto Alfa e Beto tem desempenhado um papel fundamental no avanço educacional de Sobral. A Coleção Ômega, com cinco livros (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História), foi desenvolvida para as séries finais, fase desafiadora na vida dos adolescentes.

Além disso, Francisco Vilar Vasconcelos, coordenador do Ensino Fundamental II em Sobral, afirmou que os materiais do Instituto Alfa e Beto são respaldados por trabalhos comprovados. A parceria de longa data com o IAB é fundamental para o avanço educacional do município.

Alinhamento e Estratégias de Implementação

Vilar Vasconcelos e equipe pedagógica de Sobral reuniram-se com profissionais do Instituto Alfa e Beto, incluindo o presidente João Batista. Durante esses encontros, discutiram o cronograma para apresentação da Coleção Ômega aos diretores, coordenadores e professores da rede municipal de Sobral, estratégias de engajamento e supervisão, entre outras ações.

Sobral: Pioneira na Implementação de Programas do IAB

Em relação à implementação pioneira dos programas do IAB em Sobral, os representantes destacaram que todos os novos programas foram inicialmente implementados na cidade. Ademais, a parceria de mais de 20 anos entre o IAB e o município continua a influenciar positivamente a educação local, com a alfabetização ainda sendo realizada utilizando os materiais e metodologia do Instituto.

Outro ponto importante, João Batista afirmou que a parceria com municípios como Sobral é crucial para o IAB, destacando o aprendizado no processo de implementação. Ele expressou confiança no sucesso do novo trabalho com a Coleção Ômega, enfatizando sua familiaridade e conforto em Sobral. Além disso, ressaltou que o Instituto Alfa e Beto foi responsável pela reformulação das séries finais em Sobral, em 2011/2012.

Coleção Ômega: Inovação para o Ensino Fundamental II

No que tange à Coleção Ômega, desenvolvida durante a pandemia da Covid-19, é uma resposta às necessidades dos estudantes afetados pelo fechamento das escolas. Assim, os livros proporcionam uma abordagem inovadora e atraente, com enredos, narrativas, linguagens e visuais contemporâneos, visando superar o descompasso entre a adolescência e o que a escola oferece.

Nesse sentido, a proposta e os livros didáticos da Coleção Ômega ajudam a conectar os alunos à escola e à vida. Ademais, os temas são atraentes e apresentados para cativar e envolver os alunos, estimulando os professores a adotar novos métodos, como a “flipped classroom”. Vale ressaltar que, os livros foram elaborados com rigor conceitual, consistência e respeito ao aluno e a cada disciplina, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferecendo uma profundidade além do esperado.

Flexibilidade e Participação Ativa dos Alunos

As 40 semanas letivas são divididas em bimestres ou trimestres, com 8 semanas para o conteúdo estruturado dos livros e 2 semanas para atividades diversas, proporcionando flexibilidade aos professores e alunos. Dessa forma, a Coleção Ômega estimula o protagonismo do aluno, contribuindo para seu desenvolvimento verbal e expressão. Adicionalmente, os temas, relevantes e culturalmente referenciados, fazem o aluno pensar e tornam-no protagonista na construção do conhecimento.

Disciplinas Personalizadas para Engajamento

As leituras em Língua Portuguesa abordam temas de interesse dos jovens, como amizade, amor, heroísmo e identidade. Por conseguinte, a abordagem contextualizada em Matemática, a partir de problemas familiares, proporciona uma visão prática dos conceitos.

De maneira semelhante, a proposta em Geografia é uma viagem ao redor do mundo ao longo dos quatro anos. Já em História, a narrativa percorre a caminhada da humanidade desde a Pré-história até os dias atuais. Igualmente, o currículo de Ciências foca em conceitos fundamentais, apresentando a disciplina como uma aventura.

Resultados Comprovados e Convite às Redes de Ensino

O Instituto Alfa e Beto, impulsionado pelos resultados comprovados e pela excelência acadêmica da Coleção Ômega, convida outras redes de ensino a se unirem aos municípios parceiros na busca por uma educação de qualidade no Brasil.

No decorrer das reuniões entre Sobral e IAB, os representantes da Secretaria Municipal, incluindo Daniele de Brito Ribeiro, Carolina Farias, Márcio Luís Paiva, Taís Gaspar e Helainy Ramos, coordenadores pedagógicos das disciplinas dos anos finais, discutiram estratégias e alinhamentos com o Instituto Alfa e Beto. Além disso, João Batista, Leonardo de Oliveira Gomes e Carmen Brito, respectivamente diretor e coordenadora do IAB, representaram a instituição. Portanto, a parceria promete fortalecer ainda mais o compromisso de Sobral com a qualidade da educação.

Equipe IAB

 

Pesquisa confirma eficácia do método fônico na alfabetização

Alfabetização no primeiro ano
Avaliação com alunos da rede pública do Rio de Janeiro confirma eficácia do método fônico e do ensino estruturado

O Instituto IDados conduziu uma avaliação de impacto sobre um programa de alfabetização destinado aos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro. Um total de 586 alunos de 32 escolas participou dessa avaliação.

A avaliação incluiu estudantes com idades entre 6 e 7 anos (com uma média de 6,4 anos), com a análise de variáveis como faixa etária, sexo, raça e status de beneficiários do Programa Bolsa Família. Os testes confirmaram a eficácia do método fônico e do ensino estruturado no processo de alfabetização.

Os estudantes que adotaram essa abordagem demonstraram resultados mais eficientes e rápidos. O estudo fortalece a argumentação de que as crianças podem e devem ser alfabetizadas já no 1º ano do Ensino Fundamental.

Confira a nota técnica sobre o tema escrita pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, através do link.

Equipe Instituto Alfa e Beto

 

Colégio Monte Real faz parceria com Instituto Alfa e Beto

Município de João Pessoa - Paraíba
Município de João Pessoa - Paraíba

O Colégio Monte Real, localizado em João Pessoa (PB), está prestes a iniciar suas atividades no início de 2024. Destacando-se como pioneira no Estado da Paraíba, a instituição estabeleceu uma significativa parceria com o renomado Instituto Alfa e Beto (IAB). Essa colaboração marcará um avanço, tornando-a a primeira escola paraibana a adotar integralmente a metodologia e o material do IAB em todo o Ensino Fundamental I, abrangendo do 1º ao 5º ano.

Para embasar essa escolha inovadora, a diretora pedagógica do Colégio Monte Real, Flávia Calaça, compartilha a decisão de optar pelo método educacional do Instituto Alfa e Beto. Em entrevista, Flávia destaca a escolha pelo método fônico e pela Matemática de Cingapura, ambos oferecidos pelo IAB. Segundo ela, a análise criteriosa do material, mesmo diante de outras opções, resultou em uma avaliação muito positiva.

“O método fônico, a Matemática de Cingapura, são métodos ofertados pelo Instituto Alfa e Beto”, ressalta Flávia Calaça. A diretora pedagógica compartilha a expectativa tanto da equipe quanto dos pais, enfatizando a confiança de que o material diferenciado contribuirá para que as crianças alcancem o letramento adequado, sendo alfabetizadas e atingindo os resultados esperados.

Além disso, a ênfase no ensino personalizado é uma característica marcante do Instituto Alfa e Beto, conforme explica Flávia Calaça. Para ela, a ação pedagógica busca promover o crescimento harmônico de todas as dimensões pessoais: acadêmica, social, afetiva, física e transcendente. Esse enfoque é essencial para proporcionar uma educação integral e eficiente.

Vale ressaltar, que o Instituto Alfa e Beto tem uma presença consolidada e resultados comprovados em toda a região Nordeste do Brasil. Municípios como Sobral (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Coruripe (AL), Bom Jesus (PI) e Caculé (BA), entre outros, já são parceiros do Instituto, fortalecendo ainda mais a credibilidade da parceria.

Adicionalmente, a equipe do Instituto Alfa e Beto está comprometida em promover uma educação de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e integral das crianças. Conheça os resultados e os casos de sucesso pelo link.

Equipe do Instituto Alfa e Beto

 

Esteio (RS) alfabetiza 90% de seus alunos no 1º ano

Esteio (RS) alfabetiza 90% de seus alunos no 1º ano
Esteio (RS) alfabetiza 90% de seus alunos no 1º ano

A rede municipal de Esteio, cidade na região metropolitana de Porto Alegre (RS), finaliza o ano letivo de 2023 com resultados no que diz respeito à fluência em leitura, compreensão de textos, Matemática e Ciências.

No início deste ano, dos 814 alunos que compõem as 40 turmas locais do 1º ano do Ensino Fundamental, 31% dos alunos já conseguiam realizar a leitura inicial. Ao fim do 4º bimestre esse percentual passou para 89,6%. Os resultados em Matemática dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental também foram excelentes, com 87,9% dos alunos alcançando resultado satisfatório em testes associados a um modelo de ensino que segue padrões de Singapura; e em Ciências, 94,5% demonstraram ter adquirido os conhecimentos trabalhados.

O município de Esteio tem parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) nos programas de alfabetização e ensino estruturado há apenas dois anos. o Pré-escolar 1 e 2 e o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental adotam os programas.

No 2º ano do Ensino Fundamental, logo no 1º bimestre, com a continuidade da forma de ensino-aprendizagem, os alunos iniciaram o ano letivo demonstrando conhecimento, com bons índices. Mas melhoraram ainda mais quando chegaram ao último período de estudos. Saíram de 77% para 87,7% em Língua Portuguesa; 61,1% para 81,6% em Matemática; e de 81,7% para 91% em Ciências.

A coordenadora do Instituto Alfa e Beto Carla Cancelli lembra que, mesmo com as fortes chuvas que atingiram a cidade e a região este ano, causando prejuízos às escolas e às aulas, toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, professores, estudantes e pais mantiveram-se unidos em prol de uma aprendizagem que possibilitasse às crianças pleno desenvolvimento.

“Todos estão muito envolvidos. É realizado um trabalho em cima de cada diagnóstico apresentado e todas as metas foram perseguidas e alcançadas. Os resultados são sempre analisados para que haja cada vez mais evolução. Existe um gerenciamento muito proativo”, afirmou a coordenadora.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e a secretária municipal de Educação, Cláudia Kereski Ruschel, organizaram um seminário com todo o time da Secretaria para apresentar os resultados e parabenizaram todos da área pedagógica, dirigida e coordenada, respectivamente, por Fábia Roseane Almeida da Silva e Tatiana Kirchhof.

Equipe do Instituto Alfa e Beto