Esteio (RS) alfabetiza 90% de seus alunos no 1º ano

819

A rede municipal de Esteio, cidade na região metropolitana de Porto Alegre (RS), finaliza o ano letivo de 2023 com resultados no que diz respeito à fluência em leitura, compreensão de textos, Matemática e Ciências.

No início deste ano, dos 814 alunos que compõem as 40 turmas locais do 1º ano do Ensino Fundamental, 31% dos alunos já conseguiam realizar a leitura inicial. Ao fim do 4º bimestre esse percentual passou para 89,6%. Os resultados em Matemática dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental também foram excelentes, com 87,9% dos alunos alcançando resultado satisfatório em testes associados a um modelo de ensino que segue padrões de Singapura; e em Ciências, 94,5% demonstraram ter adquirido os conhecimentos trabalhados.

O município de Esteio tem parceria com o Instituto Alfa e Beto (IAB) nos programas de alfabetização e ensino estruturado há apenas dois anos. o Pré-escolar 1 e 2 e o 1º e 2º anos do Ensino Fundamental adotam os programas.

No 2º ano do Ensino Fundamental, logo no 1º bimestre, com a continuidade da forma de ensino-aprendizagem, os alunos iniciaram o ano letivo demonstrando conhecimento, com bons índices. Mas melhoraram ainda mais quando chegaram ao último período de estudos. Saíram de 77% para 87,7% em Língua Portuguesa; 61,1% para 81,6% em Matemática; e de 81,7% para 91% em Ciências.

A coordenadora do Instituto Alfa e Beto Carla Cancelli lembra que, mesmo com as fortes chuvas que atingiram a cidade e a região este ano, causando prejuízos às escolas e às aulas, toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, professores, estudantes e pais mantiveram-se unidos em prol de uma aprendizagem que possibilitasse às crianças pleno desenvolvimento.

“Todos estão muito envolvidos. É realizado um trabalho em cima de cada diagnóstico apresentado e todas as metas foram perseguidas e alcançadas. Os resultados são sempre analisados para que haja cada vez mais evolução. Existe um gerenciamento muito proativo”, afirmou a coordenadora.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, e a secretária municipal de Educação, Cláudia Kereski Ruschel, organizaram um seminário com todo o time da Secretaria para apresentar os resultados e parabenizaram todos da área pedagógica, dirigida e coordenada, respectivamente, por Fábia Roseane Almeida da Silva e Tatiana Kirchhof.

Equipe do Instituto Alfa e Beto