Pandemia: atraso escolar ou perdas de aprendizagem? Impactos na alfabetização, compreensão e fluência de leitura – Dados de Sobral

932
Pandemia: atraso escolar ou perdas de aprendizagem? Impactos na alfabetização, compreensão e fluência de leitura - Dados de Sobral

Depois da pandemia os alunos sabem menos do que sabiam seus colegas da mesma série.  Ao voltar às aulas, em 2022, depois de dois anos sem escola, eles se encontram em situação semelhante aos alunos da série anterior. Ou seja, o atraso escolar é de aproximadamente um ano.  Esse atraso é maior em compreensão de textos e um pouco menor em fluência de leitura.  E há muita variação entre os indivíduos – há alunos que precisam de atenção especial. 

O estudo foi realizado no município de Sobral com alunos do 2º ao 5º ano das séries iniciais e suas conclusões são baseadas, em parte, em testes realizados com os mesmos alunos antes e depois da Pandemia.

Este estudo contém importantes implicações para os municípios, a mais importante delas é a necessidade de um diagnóstico bem elaborado – seguido, naturalmente, de intervenções imediatas e adequadas. 

Clique aqui para assistir à apresentação do estudo. 

Clique aqui para ler a nota técnica.