Para que serve a fluência de leitura?

Saiba como a Alfa e Beto Soluções pode ajudar você e seus alunos na conquista do próximo passo da alfabetização.

569
Para que serve a fluência de leitura?

O fato de ter alfabetizado uma criança, não significa que o processo acabou. O próximo passo é fazer com que os alunos leiam no ritmo certo, com a entonação adequada, demonstrando que compreendem o que leem. Isso é a fluência de leitura!

O termo remonta da nostálgica tomada de leitura que as escolas brasileiras cobravam durante as décadas de 1940 a 1960. Adquirir fluência de leitura significa que a criança consegue ler bem e compreender o texto – desde que, claro, adequado à sua capacidade de compreensão.

Se uma criança lê muito devagar, ela não vai compreender o que está lendo. Essa lentidão faz o cérebro não ter informação suficiente para processar a informação oriunda dessa leitura. Sendo assim, a criança não consegue lembrar do que acabou de ler. Essa cena é familiar?

Para apoiar você e seus alunos nessa jornada, conheça os instrumentos que a Alfa e Beto Soluções preparou:

Para professores

Usando Textos na Sala de Aula: Tipos e Gêneros Textuais, Coleções Para Ler e Reler com Manual do ProfessorPara Ler com Fluência e Aprender a ler.

Para alunos

Coleção LeiturasApp Craque da Leitura, jogos Flui e Ilhas do Alfabeto.

Contribua para a formação de leitores autônomos! Acesse www.alfaebetosolucoes.com.br para levar a fluência de leitura para a sua escola!