Profissionais de educação de mais de 190 cidades realizaram os cursos da primeira etapa

Algumas redes municipais de ensino tiveram 100% dos professores inscritos.

1488
Profissionais de educação de mais de 190 cidades realizaram os cursos da primeira etapa

Terminaram no final do mês de maio as aulas das primeiras turmas matriculadas nos cursos da Plataforma Alfa e Beto de Ensino à Distância (EAD). A formatura dos participantes vai acontecer no dia 30 de junho, em um evento virtual que contará com uma palestra do professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, e terá uma homenagem aos melhores estudantes de cada curso. 

Com o sucesso da primeira rodada de cursos e a grande demanda registrada, o Instituto Alfa e Beto iniciou novas turmas em maio para a segunda rodada de aulas que estão sendo oferecidas de maneira gratuita durante a pandemia de covid-19. São cinco cursos oferecidos na Plataforma Alfa e Beto: “Formação de Professores Alfabetizadores”, “Como ensinar redação nas séries iniciais”, “Desenvolvimento Infantil”, “Educação Infantil” e “Como Ensinar Matemática nas séries iniciais”.

Leonardo de Oliveira Gomes, diretor executivo do Instituto, avalia que a adesão na primeira rodada foi acima das expectativas: “Foram mais de 6,8 mil profissionais de educação interessados em aprender sobre as bases científicas que norteiam nosso método de trabalho. A abrangência também é um ponto a se comemorar, pois profissionais de educação de mais de 190 cidades se interessaram pelos nossos cursos”, comemora.

A professora Samyla de Sousa, que leciona na Escola José Ermírio de Moraes em Sobral (Ceará), foi uma das inscritas na primeira turma do curso de “Formação de Professores Alfabetizadores” e entende que as aulas serão úteis para a sua prática em sala de aula: “Já me baseava muito no livro ‘ABC do Alfabetizador’, mas com o próprio professor João Batista explicando fica mais fácil entender. Está sendo muito útil para entender os processos da alfabetização. Gostei muito”, afirma.

Alguns municípios se destacaram dentre os que inscreveram alunos na primeira rodada de cursos à distância oferecidos pelo Instituto Alfa e Beto. Em Iuiú, na Bahia, 70% dos profissionais da rede de ensino da cidade se matricularam. Já em Montauri, no Rio Grande do Sul, a totalidade dos professores da rede municipal de ensino se inscreveu. Para Leonardo de Oliveira Gomes, o objetivo dos cursos à distância foi cumprido: “o isolamento social nos abriu uma porta para o futuro e nos mostrou uma nova maneira de fazer a diferença, provendo educação de qualidade via internet tanto para alunos quanto para professores. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, avalia o diretor executivo.