Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Quem quer se tornar professor?

Enquanto a competição por talentos está se intensificando na maioria dos países, os alunos com bom desempenho têm uma gama de oportunidades de carreiras mais atrativas e com melhores salários do que a carreira docente.
  • 5/fevereiro | 2016

Nenhum sistema educacional no mundo excede a qualidade de seus professores: ou seja, professor bom, educação que funciona. Afinal, é dentro da sala de aula que a educação acontece e no modelo atual de educação escolar – e até prova em contrário face às novas tecnologias – o professor é a peça-chave.

Portanto, oferecer educação de qualidade passa, necessariamente, pelo bom recrutamento e desenvolvimento dos docentes. Por isso, em 2006 o exame do PISA, aplicado pela OCDE, perguntou a perguntou a estudantes de 15 anos de idade de mais de 60 sistemas de ensino do mundo que profissão eles desejariam ter aos 30 anos de idade. Cerca de 44% dos estudantes nos países respondentes disseram que desejariam trabalhar com ocupações de status elevado, que normalmente exigem um diploma universitário. Porém, apenas 5% desses estudantes responderam ter desejo de trabalhar como professores. Isto sugere que, em média, apenas um em cada dez estudantes que deseja ter uma profissão com nível universitário tem intenção de seguir uma carreira relacionada ao magistério.

Um dos dados mais preocupantes trazidos pela OCDE, e registrados no boletim PISA in Focus 58, é de em países como o Brasil, Argentina, México e Colômbia, são os alunos com pior desempenho em linguagem e matemática os que aspiram seguir na carreira docente. Enquanto isso, em países como Finlândia e Luxemburgo, os jovens que desejam ingressar no magistério são os que apresentam as maiores notas nessas disciplinas – notas maiores, inclusive, que dos alunos que aspiram outras profissões que exigem nível superior. Já em países como Chile e Alemanha, não foram registradas diferenças significativas entre as notas dos estudantes desses dois grupos.

Mas, afinal, como podemos atrair estudantes mais preparados para os desafios da sala de aula?

O documento da OCDE oferece algumas pistas. A questão salarial, apesar de não ser decisiva, é um componente importante. Ao mesmo tempo em que a competição por talentos está se intensificando na maioria dos países, os alunos com bom desempenho têm uma gama de oportunidades de carreiras mais atrativas e com melhores salários. Na média dos países da OCDE, os professores do ensino fundamental ganham 85% do salário de um adulto com ensino superior que trabalha em tempo integral em uma profissão diferente. Professores que atuam no ensino médio têm salários um pouco mais altos, com 88% do valor de referência. As condições de trabalho e oportunidades de crescimento também precisam ser levadas em conta nessa equação – além de atrair bons profissionais, é preciso retê-los no sistema.

A OCDE afirma também que a baixa atratividade da carreira docente envolve uma questão de gênero. Cerca de dois terços dos professores em todos os níveis de ensino (desde a educação infantil até o ensino superior) são mulheres. O PISA revela ainda que em quase todos os países da OCDE, mais meninas do que meninos esperam trabalhar como professores (6% contra 3% na média). Ao mesmo tempo, as meninas estão sub-representadas entre aqueles que podem seguir carreiras de computação e engenharia.

A feminização da profissão docente é uma preocupação em muitos países. Segundo especialistas, uma força de trabalho de ensino mais diversificada pode ser capaz de atender de maneira mais ampla a expectativas dos alunos. E, como os países lutam para encontrar candidatos qualificados para trabalhos de ensino, atrair homens na profissão poderia reduzir a escassez e aumentar o número de candidatos adequados, impulsionando a qualidade.

A entidade internacional conclui que os sistemas escolares só serão capazes de recrutar e reter jovens qualificados e motivados se oferecerem salários semelhantes e condições de trabalho a de outros profissionais com mesmo nível de formação, elevando o prestígio social da carreira.

***

A falta de atratividade da carreira docente para alunos de alta performance já vem sendo discutida pelo Instituto Alfa e Beto há uma década. Clique aqui para ler mais sobre esse tema.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorQuatro práticas que devem ser retomadas para uma plena alfabetização
próximoMinistério da Educação recua com projeto de novo currículo após críticasNext

Veja também

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Novo Horizonte do Piauí - 1

Novo Oriente do Piauí: novo parceiro do Instituto Alfa e Beto

Método fônico transformando a educação no Brasil

Método fônico transforma educação em Baixa Grande do Ribeiro

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade