Impacto das Intervenções do Instituto Alfa e Beto

5726
Impacto das Intervenções do Instituto Alfa e Beto

Esse relatório apresenta resultados de várias iniciativas e ações do Instituto Alfa e Beto ao longo de seus 14 anos de existência.

Os programas do Instituto Alfa e Beto já foram usados por mais de 2 milhões de alunos, sendo pouco mais de 1,2 milhões no programa de alfabetização do 1º ano e os demais em programas que vão da pré-escola ao 5º ano, além de programas de revisão e outros que abrangem as séries finais.

Esses programas foram implementados em mais de 8 redes estaduais de ensino e em mais de 1.000 municípios – sendo que alguns deles permanecem usando vários de nossos programas ao longo dos anos.

Neste documento, encontram-se resultados referentes a várias das intervenções levadas a efeito pelo Instituto. Os resultados se limitam a ações que podem ser avaliadas por meio dos dados da Prova Brasil, testes externos elaborados pelas redes de ensino ou de experimentos científicos controlados, especialmente a avaliação de intervenções relacionadas com a Primeira Infância, com o uso de software educativo e teste de novos programas. A qualidade dos dados, o rigor dos controles experimentais e os resultados variam nas diferentes intervenções.

Os resultados estão organizados por nível – Educação Infantil, Alfabetização, Séries Iniciais e Outros. Em cada nível, são apresentadas evidências sobre o impacto de programas ou intervenções específicas, brevemente descritas.