Gestão educacional

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Do que se trata:
  • Escolas de qualidade são relativamente fáceis de identificar, e seus ingredientes são conhecidos. Um dos critérios é o desempenho absoluto dos alunos. Outro critério, mais rigoroso, é a capacidade de a escola lograr resultados superiores ao que seria de se esperar unicamente com base no nível socioeconômico dos alunos. Embora a receita seja conhecida, essas escolas ainda constituem exceção.
  • Criar uma escola de qualidade é relativamente fácil e existem diferentes estratégias conhecidas para fazê-lo. O desafio do Brasil consiste em criar redes de ensino em que todas as escolas sejam eficazes, ou de qualidade.
Evidências relevantes
  • O Brasil só possui uma rede de ensino (Sobral) em que todas as escolas possuem um elevado padrão de qualidade, tanto na zona urbana quanto na zona rural. O fato de permanecer há duas décadas como exceção comprova que o país não dispõe de conhecimentos e meios para operar sistemas escolares de maneira adequada.
  • O Brasil possui menos de 1.000 – dentre as mais de 120 mil escolas – que produzem resultados acima do que seria de se esperar com base no nível socioeconômico dos alunos. Esse fato sugere que a exceção são as boas escolas.
  • Portanto, as regras existentes não contribuem nem para a formação de redes de ensino eficazes nem para a existência de escolas eficazes.
  • As evidências a respeito de reformas educativas sugerem que as reformas bem sucedidas foram as que adotaram estratégias adequadas ao nível de desenvolvimento das escolas e redes de ensino e, por meio de lideranças e estratégias adequadas conseguiram melhorar progressivamente o desempenho dos alunos, a qualidade dos professores e o grau de autonomia das escolas.
O Instituto Alfa e Beto defende e propõe que:
  • Promover a municipalização e estimular municípios a aumentarem o nível de eficiência de suas operações, otimizando o uso dos recursos.
  • No curto prazo, adotar estratégias de ensino estruturado de forma sistemática nas redes de ensino, associando pedagogia e gestão e utilizando material didático de alta qualidade e comprovada eficácia, para compensar as deficiências e limitações do corpo docente.
  • Em caráter seletivo, estimular municípios ou consórcios regionais a desenvolver um plano para implementação progressiva de escolas de alto padrão de ensino, às quais seriam alocados professores recrutados com base em critérios elevados e rigorosos, submetidos a estágio probatório supervisionado por professores experientes e engajados em carreiras estimulantes, sejam elas permanentes ou por tempo determinado.
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