Veja o que o IAB pensa sobre Leitura para bebês

2018

Do que se trata

  • O tema é parte de estratégias reconhecidamente eficazes para promover o desenvolvimento das crianças desde cedo.
  • Leitura para bebês” refere-se ao emprego de interações verbais ricas e estimulantes entre adultos (sobretudo os pais) e as crianças. Essas interações, com base na formação de sólidos vínculos de apego, estimulam a linguagem e, por meio dela, criam melhores condições para o desenvolvimento das funções de controle executivo e, de maneira mais ampla, para o desenvolvimento afetivo e cognitivo das crianças.
  • A ideia de “leitura para bebês” certamente envolve e promove a utilização de livros como mediadores das interações entre adultos e crianças, criando as bases para estabelecer relações entre o mundo da leitura e a leitura do mundo.
  • O conceito de “leitura para bebês”, embora firmemente apoiado na leitura de livros, se estende para as interações em outros contextos, especialmente nas brincadeiras e na extensão das conversas para outras situações e contextos.

Evidências relevantes

  • O trabalho seminal de Hart e Risley na década de 80 documentou a influência das interações verbais sobre o desenvolvimento do vocabulário das crianças.
  • Estudos posteriores evidenciaram a importância da formação do gosto e hábito pela leitura desde cedo, e sua importante contribuição para o desenvolvimento da linguagem e de habilidades dela decorrentes. De modo particular os estudos apontam para a importância da leitura interativa entre crianças e adultos (especialmente os pais e pessoas com quem a criança mantém fortes vínculos emocionais).

O que o Instituto Alfa e Beto propõe

  • A proposta do Instituto Alfa e Beto está contida em uma de suas publicações intituladas “Os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola”.
  • O Instituto Alfa e Beto possui instrumentos de eficácia controlada para habilitar pais e educadores no uso de técnicas eficazes de leitura interativa. O carro-chefe é a Universidade do Bebê, voltada para o desenvolvimento de habilidades de leitura e conversa interativa.
  • A UBB possui os seguintes componentes:
    • Universidade do Bebê I (UBB1), voltada para grávidas
    • Universidade do Bebê II (UBB2), voltada para pais cujas crianças não frequentam creches.
    • Universidade do Bebê III (UBB2), voltada para educadores e pais cujos filhos frequentam creches.
  • As estratégias utilizadas para a formação de pais e educadores foram desenvolvidas pela equipe de Alan Mendelsohn e seus colaboradores da Faculdade de Medicina da New York University e adaptados e testados com comprovado sucesso no Brasil em parceria com o Instituto Alfa e Beto.
  • O Instituto já promoveu intervenções de larga escala em municípios como Boa Vista (RR), Petrolina (PE), Arcoverde (PE) e Bom Jesus do Piauí (PI).

Principais publicações do Instituto Alfa e Beto sobre o tema:

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