Estreia do Programa Alfa e Beto na TV para Alunos de 1º Ano

Programa surge no contexto da pandemia e fica no ar, no canal aberto Rede Vida Educação, entre o dia 26 outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

1197
Estreia do Programa Alfa e Beto na TV para Alunos de 1º Ano

Parceira do Instituto Alfa e Beto desde o começo deste ano, a cidade alagoana de Roteiro, por meio de sua Secretaria de Educação, aderiu ao programa “Alfa e Beto Na TV- 1º Ano”, que estreia segunda-feira, dia 26 de outubro na Rede Vida Educação (sinal aberto). Com aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática, o programa tem o objetivo de reduzir o impacto da suspensão de aulas para milhares de crianças em fase de alfabetização.

No canal Rede Vida Educação 2, o programa será exibido de segunda a sexta de 7h30 às 9h, com reprise das 10h30 às 12h. A reprise dos episódios da semana será no sábado, das 14h15 até às 21:45. Já no canal Rede Vida Educação 3, o programa vai ao ar de segunda a sexta das 12h30 até às 14h, com reprise das 15h30 até às 17h. No domingo, a reprise da semana será das 6h15 às 14h15.

Para saber como assistir ao canal Rede Vida Educação da sua cidade acesse esse link.

Assista ao Alfa e Beto na TV- 1º Ano também pela internet: https://www.alfaebeto.org.br/alfaebetonatvaulas/

horários alfa e beto na tv

Quem, por algum motivo, não conseguiu ou não consegue acompanhar as aulas do Programa Alfa e Beto na TV pela Rede Vida Educação tem a oportunidade de assisti-las pela internet, no site do Instituto Alfa e Beto. No site, estão sempre disponíveis as aulas de Língua Portuguesa (Alfabetização) e Matemática do dia e da semana. Quem quiser acessar as aulas anteriores deve preencher um formulário que se encontra aqui.

Segundo Érika Helena Lima, coordenadora do Alfa e Beto na prefeitura da cidade, o programa vai contribuir para que os alunos da cidade sejam alfabetizados de maneira eficiente, mesmo em casa: “estamos com uma expectativa positiva. Já iniciamos a mobilização dos pais das turmas de alfabetização. Realizamos visitas nas casas dos alunos para garantir que 100% das crianças possam assistir ao programa”, comenta Érika.

O “Alfa e Beto Na TV” é mais uma iniciativa do Instituto Alfa e Beto para auxiliar os municípios no desafio do isolamento social e do ensino à distância. O programa conta com dois atores interpretando os professores de Língua Portuguesa e Matemática, e quatro bonecos fantoches (Alfa, Beto, Gama e Delta) que interagem como se fossem alunos em sala de aula.

Maria Graciete, coordenadora pedagógica do grupo escolar Doutor Pedro Duarte, diz que as famílias estão sendo conscientizadas da importância do programa para os seus filhos: “Estamos conversando com as famílias dos alunos, e a maioria se comprometeu a assistir. Tenho certeza de que essa iniciativa vai auxiliar muitas crianças nesse momento novo que estamos vivendo”.

Os conteúdos das aulas são baseados nos livros de 1º ano do Instituto Alfa e Beto. Os de Língua Portuguesa (Alfabetização) têm como referência a Ciência Cognitiva de Leitura, e os de Matemática, o método usado em Cingapura, reconhecido como o mais eficiente do mundo.

alfa e beto na tv - roteiro
Aluno da cidade de Roteiro (AL) com material do Instituto Alfa e Beto.