Alfa e Beto Soluções lança livros de Geografia da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I

491
Alfa e Beto Soluções lança livros de Geografia da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I

A Alfa e Beto Soluções – empresa que desenvolve produtos voltados para a educação infantil e para o primeiro ciclo do ensino fundamental – está lançando os livros de Geografia da Coleção Leituras para O Ensino Fundamental I, formada por 100 livros paradidáticos divididos em cinco áreas: Ciências, História, Geografia, Artes e Literatura. São 20 livros para cada ano (1º ao 5º) do ensino fundamental I, quatro de cada disciplina. Os livros têm 32 páginas e estão sendo vendidos a R$ 25,00 (valor individual). Já a coleção de cada disciplina (20 livros) pode ser comprada por R$ 420,00 (com desconto de 5%).

 

Livros de Geografia – Os livros de Geografia da Coleção Leituras para o Ensino Fundamental estão divididos em quatro coleções: “Pessoas e Lugares”, “Representações Espaciais”, “Mundo do Trabalho” e “Cuidando do Planeta”. Cada coleção é composta de cinco títulos, cada qual voltado para um ano escolar do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Os números 1 a 5 se referem tanto ao ano em que os conteúdos começam a ser apresentados quanto ao nível de complexidade de leitura.

O primeiro livro da coleção “Pessoas e Espaços”, “Os meus lugares” mostra as meninas Anita, Bela e Ceci e os lugares que elas gostam de estar, quando estão em suas casas, no caminho da escola e outros lugares preferidos das meninas.

O segundo livro, “Os lugares da cidade”, o leitor acompanha o cachorro Tico e a vovó, que vão visitar as netas Teca, Tici e Teló na cidade grande, no campo e na praia. Já no terceiro livro, “Vida de cidade, vida de interior”, André e seu primo Francisco mostram para o leitor as diferenças que existem entre a vida na cidade grande e no campo.

O livro “Os poderes dos governos (e os nossos também)”, quarto da coleção, Joaquim, Vô Lucas e Vó Dete conversam sobre as funções que vereadores, governadores, senadores e outros cargos políticos têm na sociedade. Por último, o livro “Colcha de retalhos” acompanha Diana e seus amigos, enquanto eles aprendem sobre a diversidade do Brasil, e de onde vieram todas as culturas diferentes que formaram o país.

Na coleção “Representações Espaciais”, o livro “Onde está?”, Babi e seu irmão acordam e não querem levantar da cama, então brincam um com o outro de apontar os objetos do quarto, se estão em cima, embaixo, à esquerda ou à direita de outros objetos.

O segundo livro, “Miniatura do meu lugar”, Zeca, Zilu e Zoé dão uma volta em seu quarteirão e fotografam todas as casas e comércios, para poderem reproduzir o lugar onde moram em uma maquete feita por eles mesmos. No terceiro livro, “Mania de mapa”, Jojô faz um mapa do seu bairro, com sorveterias, para sua tia poder comprar sorvete para ela, que quebrou o pé.

No livro “Aventuras ao mar”, o quarto da coleção, Vô Tuninho leva seus netos Ana e Paulo para Portugal, de navio, e no caminho aproveita para ensina-los sobre os instrumentos de navegação que ele utiliza em suas navegações. E no último livro da coleção, “Mapa da fazenda”, Marcelo e sua mãe se perdem no caminho da fazenda do avô e descobrem a importância de os mapas estarem sempre atualizados.

Na coleção “O Mundo do Trabalho”, o primeiro livro, “Os tipos de casa”, os leitores irão aprender sobre cada tipo de moradia – oca, iglu, pau a pique, tijolo, tenda, chalé e pedra – e suas diferentes características.

O segundo livro, “Trabalho na colônia de férias”, os leitores irão aprender sobre várias profissões, principalmente os trabalhadores que ajudam na colônia de férias. O terceiro livro, “Transformando a natureza”, Téo, Tom e Tatá aprendem sobre a matéria prima de vários objetos e comidas do dia a dia.

No livro “Entre o campo e a cidade”, o quarto da coleção, Tici e sua prima Fafá vão para a fazenda da família, onde aprendem sobre a modernização do campo. O quinto livro, “As tecnologias e os trabalhos do passado e do presente”, aborda de forma acessível e divertida, os impactos das novas tecnologias no mundo do trabalho.

A última coleção de Geografia, “Cuidando do Planeta”, começa com o livro “Com que roupa vai a Val?”, o leitor ajuda Val a escolher as melhores roupas para visitar seus amigos em vários lugares do mundo, como o Amazonas, o Polo Norte e o deserto.

No livro dois, “Carlota em: de onde vem a água que bebemos?”, Carlota e o leitor irão aprender, com a ajuda do pai dela, o caminho da água até ela chegar para matar a sede dele. O terceiro livro, “Tudo se transforma”, Teca irá aprender sobre a importância da reciclagem de lixo em uma aula divertida de artes na sua escola.

O quarto livro da coleção, “Como as paisagens mudam?”, Paulo e seus amigos aprendem sobre o relevo, a vegetação e o clima, e observam os efeitos bons e ruins da ação do homem e da própria natureza, em um passeio para uma cidade pequena com a escola. E o último livro, “Água limpa, água suja”, o leitor irá aprender sobre o caminho da água até a nossa casa e para onde ela vai depois de descer pelo ralo, quando usamos no dia a dia.

Além de apresentar os conteúdos centrais da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os livros da Coleção Leituras aguçam a curiosidade das crianças e melhoram gradativamente a fluência de leitura. À medida em que os níveis da coleção avançam, aumentam o tamanho e a complexidade do vocabulário e da estrutura sintática.

 

Os livros foram elaborados com uma linguagem clara, simples e bem-humorada, bem ao gosto das crianças com idades entre cinco e 11 anos. Participaram do processo de elaboração especialistas das cinco disciplinas abordadas (Ciências, História, Geografia Artes e Literatura), especialistas em ensino-aprendizagem, autores, redatores e ilustradores.