Alfabetização no Brasil: essa questão precisa avançar

1755

Na última quinta-feira, o IAB realizou seu VII Seminário Internacional em Belo Horizonte (MG) com o objetivo de ampliar e fortalecer o debate a respeito da alfabetização no Brasil.

O Seminário foi precedido pelo II Fórum Mundial de Dislexia, que reuniu na capital mineira 35 dos maiores especialistas em fenômenos da aprendizagem da leitura do mundo. Cinco deles foram convidados a participar do evento do IAB e falaram ao público a respeito de temas como: a idade correta para alfabetizar, a importância da Pré-escola para a alfabetização, o que é razoável esperar das crianças ao fim do 1º ano do Ensino Fundamental, os métodos mais eficazes para avaliar a alfabetização, as avaliações nacionais como Provinha Brasil e ANA, entre outros assuntos.

Em breve, vamos disponibilizar todos as palestras em vídeo aqui no nosso site. Enquanto trabalhamos na edição desse material, compartilhamos com vocês a última edição do programa Missão Aluno, apresentado pela consultora em educação Ilona Becskeházy na rádio CBN. Ilona, que já havia entrevistado o professor José Morais, um dos mais importantes nomes da psicolinguística no mundo, aborda a seguir a ideologização do debate em torno da alfabetização.

Aos interessados, dois dos documentos citados pela apresentadora podem ser baixados a seguir:

Alfabetização Infantil: novos caminhos

Aprendizagem Infantil: uma abordagem da neurociência, economia e psicologia cognitiva