A convite da Secretaria de Educação de Sobral (CE), a educadora Carmen Brito, do Instituto Alfa e Beto, participou esta semana das atividades de formação dos docentes que atuam no 1º ano do Ensino Fundamental.
Realizado pela Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional – ESFAPEGE, o evento aconteceu na sala de Música do Centro de Educação a Distância e marcou a retomada das formações presenciais.
Em sua fala, Carmen Brito abordou dois temas fundamentais, que são pré-requisitos para o processo de alfabetização: o desenvolvimento do princípio alfabético e a consciência fonêmica.
O princípio alfabético é o princípio de representação dos fonemas da língua por letras ou grafemas. O alfabeto é um sistema de escrita em que os caracteres, individualmente ou em grupo, representam fonemas. Isso é válido mesmo se o código ortográfico introduzir uma variabilidade considerável na relação grafema-fonema. Já a consciência fonêmica é a consciência de que a palavra é constituída por diferentes componentes de nível inferior ao da sílaba (os fonemas).
Parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2003, o município de Sobral é referência nacional em qualidade de rede pública de ensino e utiliza o Programa Alfa e Beto de Alfabetização em todas as turmas de 1º ano.
Assista ao evento na íntegra AQUI.