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Alfabetização: o que a professora alfabetizadora deve saber?

É preciso ter domínio da disciplina, capacidade de organizar um currículo que enfatize os principais objetivos, capacidade de comunicação com os alunos, de manter um clima organizar e entusiasmar os alunos para lerem muito, entre outras habilidades.

No processo de alfabetização, há um crescente nível de exigência sobre as competências da professora alfabetizadora. É preciso ter domínio da disciplina, capacidade de organizar um currículo que enfatize os principais objetivos, capacidade de comunicação com os alunos, de manter um clima organizar e entusiasmar os alunos para lerem muito, entre outras habilidades.

Vamos ver, então, quais as principais competências que a professora alfabetizadora deve saber em relação a Língua Portuguesa, Literatura e Literatura Infantil e Competências Pedagógica Gerais. Além disso, vamos verificar as competências específicas como consciência fonêmica, compreensão de textos e avaliação.

Língua Portuguesa

A professora alfabetizadora precisa possuir um domínio teórico e prático da língua portuguesa, especialmente sobre:

  • Fonética
  • Morfologia
  • Ortografia
  • Semântica
  • Sintaxe

Além disso, deve saber escrever de forma legível e bem organizada e ler bem em voz alta.

Literatura e Literatura Infantil

Para a alfabetização, a professora alfabetizadora deve ter um conhecimento razoável e uma familiaridade com livros importantes de literatura, que incluam:

  • Teoria da literatura
  • Literatura universal
  • Literatura brasileira
  • Literatura infantil

É preciso saber os principais autores, as principais correntes, escolas e características desses trabalhos. A professora precisa, nesse sentido, conhecer critérios para avaliar a adequação e livros ao programa de ensino e ao nível de interesse dos alunos.

Competências pedagógicas gerais

  • A professora precisa saber como utilizar as competências abaixo no contexto de programas de alfabetização:
  • Elaborar um plano de curso de alfabetização, levando em conta o programa de ensino da Secretaria ou da escola.
  • Elaborar planos de aula.
  • Manejar a classe e conduzir adequadamente os alunos na sala de aula, inclusive no que diz respeito à interação com seus pais e familiares.
  • Desenvolver e utilizar instrumentos de avaliação para toma decisões relacionadas ao diagnóstico, recuperação e enturmação de alunos.

Competências específicas

As competências específicas referem-se às suas atividades específicas, e, portanto, às competências que ele precisa ensinar ao aluno:

  • Consciência fonêmica, princípio alfabético e familiaridade com textos impressos
  • O código alfabético: fônica e decodificação
  • Fluência
  • Vocabulário
  • Compreensão de textos
  • Expressão escrita
  • Caligrafia e ortografia
  • Avaliação

Saiba mais no livro “ABC do Alfabetizador“, escrito pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto

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