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Atividades para alfabetização: como desenvolver o conhecimento do alfabeto

É importante que o professor compreenda o objetivo específico de cada atividade que ele usa para desenvolver, no aluno, as condições que vão permitir a descoberta do princípio alfabético.

Atividades para alfabetização são importantes para desenvolver o conhecimento do princípio alfabético. Assim, é preciso propiciar oportunidades para o aluno descobrir que a relação entre sons e letras obedece a regularidades.

Normalmente, é mais fácil começar pelo ensino das vogais e depois das consoantes. Dessa forma, a ideia é que o aluno entenda que as palavras são compostas por sons.

Atividade: Como apresentar as vogais?

Diga: “eu sei escrever qualquer palavra”. Os alunos devem compreender que tudo o que pode ser falado pode ser escrito (decodificado) com as letras do alfabeto.

Assim, mostre as letras escritas no quadro. Primeiro, apresente as letras de forma, maiúsculas. Progressivamente, vá apresentando letras minúsculas e variando o formato. Depois, familiarize os alunos com os nomes das letras, mostrando-as nas palavras que você escreve. Por fim, acostume os alunos a soletrar cada palavra, dizendo o nome de letra por letra.

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Atividade: Identificando a letra do dia

A cada dia que você apresentar uma nova letra, use essa letra nas atividades do dia, tais como:

  • Acrescentar a letra no início do nome de cada aluno, na hora da chamada (Amaria, Apedro etc).
  • Criar “regras” ou combinados para que os alunos digam a letra “A” antes de falar qualquer coisa na sala.

Usando a letra para formar palavras

Nessa atividade para alfabetização, cada aluno ou cada fileira deve ficar responsável por uma letra. Depois, ao identificar as letras de uma palavra, escreva todas as letras no quadro, use cartazes e mostre cada letra da palavra.

Acostume os alunos encarregados de cada letra a levantarem fichas com as letras escritas, sempre que você chamá-los em função da letra pela qual eles são responsáveis.

É importante que o professor compreenda o objetivo específico de cada atividade que ele usa para desenvolver, no aluno, as condições que vão permitir a descoberta do princípio alfabético.

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