Como a fluência de leitura está relacionada à compreensão de textos?

Pesquisa mostra através de estudo com alunos do 2º ao 4º ano que uma boa fluência em leitura implica em melhor compreensão textual

579

Um estudo conduzido por João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, e Isabella Starling, pesquisadora da mesma instituição, revelou que alunos fluentes em leitura geralmente têm um melhor entendimento do conteúdo dos textos. A pesquisa foi publicada pela Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN).

O estudo investigou a associação entre fluência em leitura e compreensão de frases em alunos do 2º ao 4º ano. Durante o estudo, os alunos realizaram duas tarefas. A primeira envolveu a leitura de um texto em voz alta para medir a fluência em leitura, enquanto a segunda consistiu em completar frases para avaliar a compreensão.

Os resultados apontaram para uma clara ligação entre a fluência em leitura e a compreensão de texto. Isso sugere que incentivar a prática extensiva de leitura pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão de leitura.

Confira o estudo completo: https://cadernos.abralin.org/index.php/cadernos/article/view/631