Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Ensinar Vai Muito Além do Conteúdo

Em entrevista ao jornal o Estado de S. Paulo, a pesquisadora canadense Adele Diamond fala sobre o desenvolvimento das funções executivas.
  • 3/setembro | 2012
Os efeitos do incentivo na educação

Ensinar Vai Muito Além do Conteúdo: Uma Conversa com Adele Diamond

Antes de mais nada, a neurocientista canadense Adele Diamond ressalta que focar apenas no conteúdo escolar não é suficiente para garantir o sucesso no aprendizado. Ela afirma que, se as necessidades emocionais, sociais e físicas das crianças são ignorantes, a excelência acadêmica se torna inatingível. Professora da Universidade British Columbia, Diamond apresentará suas ideias sobre uma abordagem integrada no ensino no seminário Educação Infantil: Evidências Científicas sobre as Melhores Práticas , promovida pelo Instituto Alfa e Beto em São Paulo.

A Trajetória de Adele Diamond em Neurociência e Educação

Em primeiro lugar, Diamond iniciou sua jornada acadêmica nas áreas de sociologia e antropologia, mas decidiu migrar para a neurociência ao perceber que o desenvolvimento cognitivo das crianças envolve um componente essencial de maturação cerebral. Com isso, direcionou suas pesquisas ao estudo do córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pelas funções executivas, como controle da atenção, memória de trabalho, raciocínio, resolução de problemas e flexibilidade cognitiva. Para ela, essas habilidades são cruciais para o sucesso acadêmico e pessoal, mas precisam de um ensino que vá além do conteúdo convencional.

Funções Executivas e o Impacto no Aprendizado

Diamond explica que as funções executivas, como o autocontrole e a capacidade de foco, afetam diretamente o desempenho escolar. Ela observa que as práticas tradicionais de ensino, centradas em conteúdo, dominam essas habilidades. Além disso, destaca que o desenvolvimento social, emocional e físico das crianças, em contrapartida, potencializa o aprendizado. Em outras palavras, uma abordagem integrada no ensino permite que as crianças cresçam cognitivamente de maneira mais completa.

Como Promover o Desenvolvimento Cognitivo, Físico e Emocional

Para Diamond, incentivar o desenvolvimento completo das crianças não exige tecnologias caras. Em primeiro lugar, ela sugere o uso de jogos e brincadeiras como ferramentas fundamentais para o aprendizado nas salas de aula. Já para os estudantes do ensino médio, Diamond recomenda projetos práticos, como restaurar um carro antigo para ensino físico. Essas atividades, além de envolver os princípios da disciplina, promovem a cooperação entre os alunos e criam um ambiente de aprendizagem comunitário e colaborativo.

Valorizando a Criatividade e a Resolução de Problemas

Além disso, Diamond critica o foco das avaliações escolares na memorização de conteúdos, defendendo que a educação deve estimular o pensamento crítico e criativo. Ela sugere que os relatórios escolares incluam a capacidade dos alunos de explorar novas ideias e resolver problemas, independentemente de acertos imediatos. Para Diamond, essa mudança promoveria um desenvolvimento mais sólido e prepararia os alunos para desafios futuros.

O Papel da Saúde Social, Emocional e Física na Educação

Diamond enfatiza que ignorar esses aspectos comprometem o córtex pré-frontal, área fundamental para o raciocínio e a memória. Ela explica que crianças com dificuldades físicas ou físicas têm menos controle cognitivo, apresentam problemas de memória e enfrentam desafios com a disciplina. Para Diamond, um sistema educacional eficaz deve valorizar o aluno em todas as suas dimensões, fazendo com que o desenvolvimento emocional e social seja tão importante quanto ao conteúdo acadêmico.

Como Incentivar Alunos a Assumir Riscos e Explorar Novas Ideias

Diamond acredita que um ambiente seguro e acolhedor é essencial para que as crianças se sintam encorajadas a explorar novas ideias. Ela sugere que os relatórios escolares incluam indicadores que avaliem a disposição dos alunos de se arriscar e explorar o desconhecido. Essa prática, segundo Diamond, constrói a confiança e a resiliência para enfrentar os desafios de aprendizagem.

Conselhos para Professores Brasileiros

Diamond oferece aos professores algumas recomendações essenciais para um ensino eficaz:

Em primeiro lugar, é fundamental que os alunos se sintam compreendidos. Ela afirma que a empatia do professor é mais poderosa do que o conhecimento acadêmico.
Além disso, os professores devem transmitir confiança no potencial de cada aluno, promovendo um ambiente positivo.
Ainda mais, Diamond destaca que as crianças aprendem melhor em movimento, e não deveriam ficar sentadas por longos períodos.
Finalmente, ela aconselha evitar punições e reforços negativos, pois esses métodos podem inibir a confiança e o interesse das crianças. Em vez disso, Diamond sugere encorajar a cooperação entre alunos, que, em muitos casos, gera melhores resultados do que a instrução direta do professor.
Por fim, Diamond lembra aos educadores que o aprendizado é um processo contínuo. Aceitar as próprias imperfeições e aprender com os erros permite que os professores relaxem e cresçam em sua jornada.

Apoie a Transformação na Educação com o Instituto Alfa e Beto

O Instituto Alfa e Beto acredita em práticas educacionais que vão além do conteúdo acadêmico, promovendo o desenvolvimento completo do aluno. Conheça nossas iniciativas e descubra como esses princípios podem transformar a educação brasileira. Acesse nosso site para saber mais e apoiar uma educação que considere todas as dimensões do aprendizado!

Para saber mais, leia o artigo completo aqui.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorEscolas-Modelo: Uma Ilusão na Educação Brasileira
próximoEducação Infantil: evidências científicas sobre melhores práticasNext

Veja também

Screenshot

Instituto Alfa e Beto realiza workshop de Planejamento e Estratégia para o próximo triênio

Sistema educacional desigual.

Desigualdade no Sistema Educacional Brasileiro: Análise de João Batista Oliveira

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade