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Estímulos que afetam o QI: controle executivo | Capítulo 11

O controle executivo é a capacidade de controlar as ações e está associado a uma série de mecanismos ligados ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Entenda como ele afeta nossa inteligência.

Este post faz parte de uma série produzida pelo Instituto Alfa e Beto que irá desvendar em 20 capítulos a inteligência. Todas as segundas-feiras são publicados novos artigos neste espaço. Acompanhe! Clique aqui e veja todos os posts já publicados. Para ver o índice completo da série, clique aqui.

Estímulos que afetam o QI: controle executivo

Antes de mais nada, é importante compreender que inteligência por si só não garante sucesso. Ter a capacidade é uma coisa, mas saber utilizá-la é outra completamente diferente. No contexto dos testes de Quociente de Inteligência (QI), um fator crucial que influencia a maneira como a inteligência é aplicada na vida cotidiana é o controle executivo.

O que é controle executivo?

Primordialmente, podemos entender o controle executivo por meio de uma metáfora simples: imagine um sistema de controle de voo em um grande aeroporto. Nesse sistema, há a necessidade de coordenar diversas variáveis, como muitos aviões com diferentes velocidades e altitudes, condições climáticas variáveis, e, claro, o tempo limitado para as decolagens e pousos. Tudo isso deve ser monitorado para garantir que tudo aconteça de forma segura e eficaz. O controle executivo funciona da mesma forma. Ele é a capacidade de monitorar e controlar nossas respostas a diferentes estímulos, como nossos desejos, necessidades e até mesmo tentações externas.

Como o controle executivo se manifesta nas crianças?

Em outras palavras, um exemplo simples de controle executivo em crianças é aprender a esperar a sua vez, como, por exemplo, não tomar o brinquedo da outra criança ou não revidar um empurrão com agressividade. Essa capacidade de autocontrole é um dos pilares do desenvolvimento emocional e social, refletindo diretamente na qualidade das interações sociais e habilidades de resolução de problemas.

A relação entre controle executivo e desenvolvimento cognitivo

Além disso, o controle executivo está fortemente relacionado ao desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Um dos principais mecanismos envolvidos é a memória — a capacidade de lembrar-se de informações e utilizá-las adequadamente. Por exemplo, para planejar e organizar atividades, é necessário saber o que fazer primeiro e o que fazer em seguida, habilidades que exigem a mobilização rápida da memória.
Outro mecanismo importante é a inibição, ou seja, a capacidade de adiar o prazer. Por exemplo, ao esperar para brincar após terminar as tarefas, a criança desenvolve uma habilidade que impacta diretamente seu desempenho escolar e, futuramente, sua vida adulta. A pesquisa mostra que crianças que preferem esperar para obter mais recompensas tendem a ter melhor desempenho na escola e na vida.

A importância do controle executivo para o QI

Portanto, o controle executivo não altera o QI de uma pessoa, mas influencia como esse QI é utilizado. As habilidades de autocontrole afetam a forma como o indivíduo organiza e processa as informações, e, por consequência, seu sucesso acadêmico e social. Além disso, como destaca o ditado popular, “é de pequenino que se torce o pepino”: os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento dessas habilidades fundamentais.

O impacto do controle executivo no sucesso escolar e na vida

Em suma, o controle executivo é uma habilidade fundamental que influencia o uso da inteligência e, por consequência, o sucesso em diversas áreas da vida. Ao promover o desenvolvimento do controle executivo nos primeiros anos de vida, pais e educadores estão criando as bases para um futuro bem-sucedido para as crianças.


*Referência bibliográfica:

15O teste do marshmallow (que é um tipo de doce) foi realizado por Mischel com base em testes de deferimento de gratificação iniciados na década de 50, e que constituíram um marco no estudo dos aspectos não cognitivos do comportamento. A referência ao estudo original é:

  • Mischel, Walter; Ebbe B. Ebbesen, Antonette Raskoff Zeiss (1972). “Cognitive and attentional mechanisms in delay of gratification“.Journal of Personality and Social Psychology.

 

Na próxima semana…

Como é possível medir o QI? Como são elaborados esses testes e como analisar seus resultados? Leia no próximo capítulo.

 

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