Instituto Alfa e Beto lança e-book gratuito sobre “Fluência de Leitura” direcionado para pais e professores

Todo baseado em evidências científicas, material mostra a importância da fluência de leitura e explica como medir e desenvolver essa importante habilidade nos alunos

3018
Instituto Alfa e Beto lança e-book gratuito sobre “Fluência de Leitura” direcionado para pais e professores

O Instituto Alfa e Beto lançou o e-book “Fluência de Leitura”, que pode ser baixado gratuitamente AQUI. Produzido pelo professor João Batista Oliveira, presidente do Instituto, o material tem como objetivo esclarecer os principais conceitos e definições sobre o assunto para pais e professores.

Baseado em extensa revisão de literatura científica sobre o tema, o e-book demonstra a importância do desenvolvimento da fluência de leitura para os alunos e explica como medir e desenvolver essa habilidade de maneira eficiente.

O que é fluência de leitura?

Nos primeiros capítulos, o presidente do Instituto Alfa e Beto define o que é a fluência de leitura e demonstra porque é importante que os alunos desenvolvam essa habilidade logo após serem alfabetizados.

“Fluência de leitura é a habilidade de ler com precisão, fluidez e expressividade. Ela permite uma leitura ágil, capaz de dar ao cérebro informações em quantidade e qualidade suficientes para que ele possa compreender o que está sendo lido. Com o avanço da fluência, o foco se desloca da leitura da palavra para o sentido da palavra e, depois, para o sentido do texto”, diz.

Qual a relação entre fluência de leitura e compreensão?

No capítulo dedicado à relação entre fluência de leitura x compreensão, o professor João Batista Oliveira explica que, sem a velocidade proporcionada pela fluidez na hora de ler, o cérebro não recebe informações suficientes para criar sentido diante do conjunto de palavras e frases, tornando difícil – ou impossível – estabelecer o sentido do que se lê.

“O aluno precisa desenvolver uma velocidade crescente de leitura para que sua compreensão ocorra dentro do tempo esperado para aprender. Se o aluno sempre depende que o professor explique mais devagar, ele não se torna um aprendiz autônomo”, explica.

Como avaliar a fluência de leitura?

De acordo com o e-book, para avaliar o nível de fluência de leitura, é preciso verificar três indicadores: velocidade, erro e prosódia. Ou seja, a quantidade de palavras lidas, os erros (por exemplo, pular palavras) e a prosódia, que se refere à qualidade da leitura, incluindo entonação e outras variáveis.

A obra também explica como pais e professores podem avaliar a fluência periodicamente e expõe os principais instrumentos disponíveis para essa avaliação, como os softwares “Craque da Fluência” e “Flui”, desenvolvidos pela Alfa e Beto Soluções.

Como desenvolver fluência depois que o aluno foi alfabetizado?

Outro importante tópico abordado no e-book é como desenvolver essa habilidade na idade correta – ou seja, logo após a alfabetização. Segundo o professor João Batista Oliveira, o aluno alfabetizado deve ser capaz de ler entre 60 e 80 palavras por minuto ao final do ano.

Para isso, há duas “regras de ouro” que podem auxiliar os alunos nesse processo:

  1. Ler muito – O aluno que lê muito promove um círculo virtuoso. Quem lê muito, torna-se mais fluente. A leitura se torna menos penosa, mais prazerosa e isso estimula o aluno a ler mais.
  2. Ler várias vezes o mesmo texto – A leitura é fluente quando o leitor não precisa parar para identificar a palavra ou identificar o seu sentido. Portanto, ao reler textos com palavras já conhecidas ou ao ler textos cujas palavras são familiares, esse processo ajuda a desenvolver a fluência.

Dentro do e-book, é possível encontrar links de diversos produtos desenvolvidos pelo Instituto Alfa e Beto que podem ajudar o aluno a desenvolver habilidades relevantes para identificar mais rapidamente as palavras.

Preencha o formulário abaixo para baixar gratuitamente o e-book “Fluência de Leitura”: