Instituto Alfa e Beto realiza ações em Sergipe e no Piauí

Programa Alfa e Beto de Alfabetização se baseia na Ciência Cognitiva da Leitura e nas evidências sobre os métodos e procedimentos mais eficazes para alfabetizar

644
Instituto Alfa e Beto realiza ações em Sergipe e no Piauí

Desde o último dia 06 de março, ministramos capacitações para as equipes de educação do município de Itabaianinha -SE.  O Secretário Municipal de Educação, Altemar José, a Diretora Pedagógica, Amanda Vieira, e a Coordenadora de Alfabetização, Simone Hora, participaram da capacitação.

O Instituto Alfa e Beto formou equipes de diretores e coordenadores pedagógicos para atuarem na gestão do Programa Alfa e Beto de Alfabetização.

Aqui no Instituto, acreditamos que aprender é para a vida toda! Por isso, incentivamos nossos parceiros a se aprofundarem na nossa proposta pedagógica para a alfabetização, que tem como base a dualidade “aprender a ler” e “ler para aprender”.

Segundo o coordenador da equipe do Instituto Alfa e Beto, Fábio Silva, “ler implica, fundamentalmente, identificar as palavras de maneira automática. Nosso foco é que as crianças, já no 1º ano do Ensino Fundamental, leiam com fluência. Isso significa não apenas identificar as palavras automaticamente, mas com velocidade e ritmo que evidenciam e facilitam a compreensão.”

 É com base nesses conceitos que o Instituto Alfa e Beto tem alcançado resultados muito positivos em todas as suas intervenções pedagógicas e gerenciais em diversos municípios do Brasil.

Barro Duro-PI  / avaliação diagnóstica

Ainda ao longo da primeira semana de março, a equipe do Instituto Alfa e Beto acompanhou a aplicação do teste diagnóstico dos alunos do 3º ao 9º ano do município de Barro Duro-PI. As provas foram aplicadas digitalmente, com questões de múltipla escolha correspondentes a cada ano do ensino fundamental e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.

A avaliação diagnóstica tem o objetivo de contribuir com a Secretaria Municipal de Educação que receberá relatórios detalhados dos testes, o que lhe permitirá traçar estratégias de recuperação com base em uma visão geral do município. É a oportunidade de planejar de forma mais eficiente as ações relacionadas ao retorno definitivo às atividades presenciais, o foco é que os alunos tenham oportunidade de reencontrar suas trajetórias sem maiores prejuízos, após um período pandêmico.

 

Bom Jesus – PI / Jogos – Ilhas do Alfabeto – Tecnologia da Alfa e Beto Soluções incrementa a rotina na sala de aula de uma forma criativa e lúdica.

O “Ilhas do Alfabeto” dispõe de mecanismos de reconhecimento de voz que permite à criança desenvolver progressivamente a velocidade na leitura. A criança aprende brincando! Quer ver como é o decorrer do jogo? Faça como o município de Bom Jesus -PI que utiliza o aplicativo desenvolvido pelo Instituto Alfa e Beto como ferramenta criativa para fortalecer os processos de ensinar a ler e escrever, atraindo a atenção do aluno. Olha só a atenção das crianças!!

Fale conosco também através do e-mail atendimento@www.alfaebeto.org.br ou pelo WhatsApp (34) 99330-0111.