Município de Iuiú (BA) tem 70% dos seus profissionais da rede de ensino matriculados nos cursos EAD oferecidos gratuitamente pelo Instituto Alfa e Beto

Realizados durante a pandemia do novo coronavírus, cursos de Ensino à Distância são destinados a professores, coordenadores, diretores e demais profissionais da educação.

2021

Quase três quartos dos profissionais da rede de ensino município de Iuiú, na Bahia, se matricularam nos cursos de ensino à distância oferecidos pelo Instituto Alfa e Beto gratuitamente durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. A cidade é parceira do Instituto desde 2019, quando implantou o Programa de Aceleração de Aprendizagem do e viu o número de alunos alfabetizados saltar de 50% para 80% em poucos meses.

Uma das matriculadas no curso “Formação de Professores Alfabetizadores”, a Coordenadora de Ensino Fundamental I da Secretaria de Educação da cidade de Iuiú, Valderlucia Fernandes, considera como “enriquecedora” a experiência que tem tido desde o dia 4 de abril, quando tiveram início os sete cursos da Plataforma ALFA E BETO à Distância. “É algo essencial para a prática docente de qualquer alfabetizador. Principalmente pelo embasamento teórico e científico do que é apresentado, sempre pautado em evidências científicas robustas, com contribuições da neurociência”, diz Valderlucia.

Além de professores, o curso de “Formação de Professores Alfabetizadores” se destina também a coordenadores pedagógicos e a supervisores educacionais, e está sendo ministrado pelo professor João Batista Araújo Oliveira. As aulas dos cursos combinam teoria e prática, sendo que a parte teórica é sempre baseada em evidências científicas. A prática é focada na experiência e nos materiais do Instituto. Ao final, os participantes poderão obter um certificado de conclusão ou de aproveitamento, de acordo com o desempenho. O curso tem duração de 12 semanas (seis unidades de estudo organizadas em 20 aulas).

Segundo Valderlucia, cursos como os que estão sendo oferecidos pelo Instituto Alfa e Beto nesse período de isolamento social e suspenção temporária das aulas são iniciativas importantes para que “se tenha uma perspectiva de dias melhores na educação brasileira”. “O que nos motivou também a fazer esse curso foi a credibilidade do professor João Batista, que há tempos já vêm chamando a atenção para os baixos índices de proficiência da leitura no país. Isso vem sendo mostrado inclusive pelas avaliações do PISA”, explica a educadora.

Os cursos à distância do Instituto Alfa e Beto estão divididos em quatro áreas: Educação Infantil (Educação Infantil no Dia a Dia, Desenvolvimento Infantil: o que desenvolve), Alfabetização (Formação de Professores Alfabetizadores), Língua Portuguesa (Como ensinar redação nas séries iniciais, Como ensinar redação nas séries finais e Como desenvolver habilidades de compreensão de leitura) e Matemática (Como ensinar Matemática das séries iniciais: conteúdo e pedagogia).

Informações sobre novas turmas podem ser encontradas em:

Instituto Alfa e Beto realiza cadastro de interessados em participar das próximas turmas dos cursos da plataforma ALFA e BETO à Distância