PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Nova Ramada Mantém a Alfabetização Durante a Pandemia

Nova Ramada (RS), parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2009, enfrentou os desafios da pandemia com videoaulas baseadas no livro "Aprender a Ler". A iniciativa, liderada pela professora Adriane Rubert, utilizou o método fônico para auxiliar famílias no processo de alfabetização. As aulas remotas têm sido bem recebidas, com alunos e pais elogiando a clareza didática e os resultados positivos.

Nova Ramada Mantém a Alfabetização Durante a Pandemia com Videoaulas e Apoio das Famílias

Primeiramente, o município de Nova Ramada, no Rio Grande do Sul, parceiro do Instituto Alfa e Beto desde 2009, está superando os desafios do ensino remoto imposto pela pandemia. A iniciativa de produzir videoaulas baseadas no livro “Aprender a Ler”, da Alfa e Beto Soluções, é um exemplo de como a educação pode continuar evoluindo mesmo em tempos de distanciamento social.

Iniciativa Transformadora

De antemão, a coordenadora do Programa de Alfabetização, Adriane Rubert, da Escola de Ensino Fundamental Dom Pedro I, liderou a criação das videoaulas. Segundo Adriane, o objetivo principal é auxiliar as famílias no uso do material didático entregue pela Secretaria de Educação. A abordagem didática torna o método fônico mais acessível tanto para as crianças quanto para seus pais.

A primeira videoaula aborda a pronúncia do fonema correspondente ao grafema “L”, contido na Lção 3 do livro “Aprender a Ler”. Adriane explica cada etapa de maneira clara e objetiva, garantindo que as crianças compreendam os conceitos e os pais se sintam confiantes em ajudar.

Impacto Positivo nos Alunos e Famílias

Ainda mais, o impacto das videoaulas tem sido amplamente positivo. Os alunos não apenas acompanham as aulas com entusiasmo, mas também realizam as atividades propostas e compartilham seus resultados por meio de fotos e vídeos, permitindo que a professora acompanhe seu progresso.

As famílias também elogiam a iniciativa. Tânia Stefani, mãe do aluno João Emanuel, destaca que esperava com grande expectativa o ano escolar do filho e que as videoaulas têm sido essenciais para essa fase de ensino remoto. “As explicações dadas pela professora estão nos auxiliando no processo de alfabetização”, afirma.

Luciane Thomasio, mãe da Heloíse T. Mafalda, reforça que as videoaulas estão sendo fundamentais para manter a aprendizagem da filha: “Minha filha se adaptou muito bem ao método fônico. A Heloíse está com uma boa leitura”, conta.

Para Letícia R. Fiorin, mãe do Lucas Fiorin, o método adotado é altamente eficaz. Dessa forma, ela ressalta a alegria do filho em compartilhar suas atividades e a oportunidade de acompanhar de perto seu aprendizado.

Fernanda R. P, mãe do aluno Davi Gross, concorda: “A iniciativa é importante para que os alunos possam continuar aprendendo durante esses meses em que não estão tendo aulas presenciais”.

Ensino Remoto com Didática Eficaz

Sobretudo, a didática utilizada nas videoaulas consiste em trabalhar, primeiramente, a consciência fonêmica, seguida pela explicação detalhada de cada exercício do livro. Nesse sentido, esse método permite que as crianças desenvolvam a leitura e a escrita de forma consistente, mesmo à distância.

Participe Deste Movimento de Transformação Educacional

Por fim, a experiência de Nova Ramada mostra como criatividade e dedicação podem superar desafios educacionais. Quer saber mais sobre como implementar soluções inovadoras na educação? Clique aqui e descubra como o Instituto Alfa e Beto pode transformar a alfabetização em sua região!

 

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

Fale conosco

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp