Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

IAB na Mídia

Pesquisa Revela: Poucos alunos associam bibliotecas a lugares prazerosos

  • 11/julho | 2016

A população brasileira, onde quase metade (44%) não possui o hábito de ler livros, tem mantido esse percentual estável nos últimos 12 anos. Isso ocorre mesmo com o aumento significativo de brasileiros que concluíram, ao menos, o ensino médio. Esses dados fazem parte da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada recentemente pelo Instituto Pró-livro e pelo Ibope na última edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty).

Apesar do aumento da escolaridade, esperávamos uma elevação nos nossos níveis de leitura, que continuam muito baixos em comparação aos países desenvolvidos. Infelizmente, isso não aconteceu. Além do problema conhecido da qualidade insatisfatória do nosso ensino, a pesquisa oferece outras pistas sobre por que mais educação não se transforma em mais leitura. A influência dos pais, dos professores e a forma como usamos bibliotecas públicas ou escolares são alguns desses motivos.

O Papel dos Pais na Formação do Leitor

O estudo reforça que o hábito de leitura é construído durante a infância, e os pais desempenham papel crucial nesse processo. Apenas um terço dos brasileiros afirma ter tido a influência de alguém na formação do seu gosto pela leitura. Nesse contexto, a figura mais citada é a mãe.

Daí a importância de focar também nos pais nas políticas de incentivo à leitura. Outro estudo, divulgado recentemente e realizado pela Universidade de Nova York e pelo Instituto Alfa e Beto em Boa Vista (RR), confirma essa perspectiva. A pesquisa avaliou um programa que incentivava e treinava os pais a lerem para os filhos. O resultado foi um aumento no vocabulário e na memória de curto prazo das crianças, além de uma diminuição nos problemas de comportamento.

O Papel dos Professores e Bibliotecas na Promoção da Leitura

Os professores, como sempre, desempenham um papel fundamental. No entanto, a mesma pesquisa do Instituto Pró-Livro e do Ibope revela que eles também têm pouco hábito de leitura. Mesmo com 84% dos professores afirmando que leram um livro (ou parte dele) nos três meses anteriores à pesquisa, quando questionados sobre o título do livro lido, 50% afirmou não estar lendo nenhum livro, e 6% não se lembram ou não responderam.

Já em relação às bibliotecas, 71% dos brasileiros as veem principalmente como um lugar para pesquisar e estudar. Esse pensamento não é um problema em si, mas a visão da biblioteca como um lugar para empréstimo de livros ou um espaço de lazer é mencionada com menor frequência, sempre abaixo de 30%. Entre os estudantes, o padrão é similar: 75% afirmam que vão à biblioteca para pesquisar ou estudar, e apenas 34% procuram esse espaço para ler livros por prazer.

Leitura e Educação: Um Desafio para o Futuro

A lei estabelece que todas as escolas devem ter uma biblioteca ou sala de leitura no Brasil até 2020. Em 2015, apenas 53% das escolas possuíam esse recurso. É inaceitável pensar em um espaço educacional sem biblioteca, mas a pesquisa sugere que a simples existência desse recurso não é garantia de que vamos incentivar hábitos de leitura nos estudantes. É necessário, portanto, saber como aproveitar ao máximo esses espaços.

Fonte: O Globo.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorLer para os filhos melhora seu desenvolvimento emocional, diz estudo
próximoHabilidades socioemocionais: nem só de QI vive o homem | Capítulo 20Next

Veja também

João Batista Oliveira analisa como os países europeus abordam o ensino médio profissional e compara com o Brasil, destacando a necessidade de modernização e investimentos.

O Ensino Médio Profissional na Europa e no Brasil: Uma Análise Comparativa

Parceria Brasil Agro e Instituto Alfa e Beto.

Parceria entre BrasilAgro e Instituto Alfa e Beto é destaque nacional

Celulares nas escolas: debatendo a necessidade de regulamentação

Celulares nas escolas: um debate importante

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade