Skip to content
  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • EDUCAÇÃO INFANTIL
    • ALFABETIZAÇÃO
    • ANOS INICIAIS
    • ANOS FINAIS
    • FLUÊNCIA DE LEITURA
    • SOLUÇÕES DIGITAIS
    • ALFA E BETO NA TV
    • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS
    Instituto Alfa e Beto - Visite nossa loja virtual
    VISITE NOSSA LOJA ONLINE
  • Publicações
    • Artigos científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • E-books
    • Blog
    • Podcast

    Receba nossas novidades em seu e-mail!

  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO
Search
Close this search box.

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

Matérias

Propostas para melhorar a reforma do ensino médio

“A Medida Provisória 746/2016, que propõe a reestruturação do Ensino Médio, tem o meu apoio. Mesmo contendo impropriedades e contrabandos, a lei representa um avanço, especialmente pelo fato de reintroduzir o ensino médio Técnico no país”. Com essa avaliação, o presidente do Instituto Alfa e Beto, professor João Batista Oliveira e Araujo, abriu sua participação nesta quarta-feira (23) na 8ª audiência pública realizada no Senado pela Comissão Mista que debate a MP 746.
  • 24/novembro | 2016

Propostas para melhorar a reforma do ensino médio: a visão do Instituto Alfa e Beto

Apoio à MP 746 e importância do ensino técnico

Antes de tudo, a Medida Provisória 746/2016 , que propõe uma reestruturação do ensino médio, representa um avanço para a educação brasileira. Durante a 8ª audiência pública no Senado , o presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), João Batista Araujo e Oliveira , destacou que, apesar de conter pontos questionáveis, o MP reintroduz o ensino técnico , o que fortalece a preparação dos alunos para o mercado de trabalho.

Além disso, João Batista enfatizou que a reforma só será eficaz se as opções de formação forem feitas pelos alunos , e não pelas escolas ou redes de ensino. Ele alertou que a flexibilização do currículo só faz sentido permitir que os estudantes escolham trajetórias alinhadas às suas habilidades e interesses.

Propostas para melhorar a reforma

Ainda mais, João Batista apresentou sugestões para tornar a MP mais eficiente e economicamente viável. Entre suas propostas, destaque-se:

  • Simplificação do currículo : O núcleo comum deve ter 800 horas ao longo dos três anos do ensino médio, em vez das 1.400 horas propostas pelo MP.
  • Redução do aumento da carga horária : João Batista defende que aumentar o tempo de aula não melhorou a qualidade do ensino .
  • Foco nas escolas de tempo integral para alunos de baixa renda : A ampliação do ensino integral deve beneficiar prioritariamente estudantes de nível socioeconômico mais baixo , garantindo equidade no acesso à educação de qualidade.

A estrutura curricular ideal para o ensino médio

Segundo João Batista, o ensino médio deve ter um núcleo comum com nove disciplinas , incluindo:

  • Língua Portuguesa, Matemática e Inglês (duas disciplinas de cada).
  • Uma disciplina na área de STEM (Ciências, Matemática, Física, Química ou Biologia) com abordagem interdisciplinar.
  • Uma disciplina de Ciências Sociais e uma de Ciências Humanas .

Além disso, os alunos deverão ter espaço para cursar outras 12 disciplinas ao longo dos três anos , sendo oito na área de sua escolha e quatro a seus prêmios . Essa estrutura garante um equilíbrio entre conhecimento geral e especialização , sem sobrecarregar o estudante com conteúdos desnecessários.

A poupança econômica da reforma

Ao contrário do que muitos defendem, João Batista destacou que a realidade dos municípios brasileiros precisa ser considerada na implementação da MP. Ele alertou que metade das cidades do Brasil tem menos de 10 mil habitantes , tornando inviável a manutenção das escolas de ensino médio em todos esses locais.

Além disso, ele enfatizou que ampliar a carga horária gera custos elevados para os estados. Em sua visão, o MP deve focar em soluções financeiramente sustentáveis , que tragam resultados concretos sem aumentar os gastos públicos .

O impacto do aumento da carga horária

Analogamente, João Batista apresentou estudos que demonstram que a relação entre tempo de aula e desempenho dos alunos é positiva apenas até um limite . Segundo ele, o máximo de tempo eficaz para absorção de conhecimento é de cinco a seis horas diárias .

Ainda assim, a MP propõe aumentar a jornada para 1.400 horas anuais , um número que ultrapassa o necessário. Para João Batista, essa mudança não trará benefícios educacionais e apenas ampliará os custos da rede pública .

Ele também ressaltou que mais tempo na escola não significa automaticamente melhor aprendizagem . Os países desenvolvidos, por exemplo, mantêm uma carga horária em torno de 800 horas por ano e garantem bons resultados educacionais.

O ensino integral e o risco de elitização das escolas públicas

Outro ponto abordado foi a proposta de ampliação do ensino integral . João Batista alertou que, historicamente, escolas públicas de maior qualidade acabam se tornando elitizadas , pois passam a atrair alunos de famílias com melhor poder aquisitivo.

Nesse sentido, ele sugeriu que o MP defina critérios para que as vagas nas escolas de tempo integral sejam priorizadas para estudantes de baixa renda . Dessa forma, a reforma poderá realmente beneficiar os alunos que mais precisam de um ensino de qualidade.

Além disso, ele reforçou que não basta apenas aumentar o tempo de permanência na escola . O diferencial deve estar na qualidade do ensino, na formação dos professores e na estrutura curricular bem planejada .

Uma reforma viável e eficiente

Por fim, João Batista enfatizou que a reforma do ensino médio precisa ser realista, eficiente e centrada no aluno . Para isso, o MP deve focar em políticas educacionais viáveis, economicamente sustentáveis ​​e que realmente contribuam para a formação dos estudantes .

Quer saber mais sobre as propostas para a reforma do ensino médio? Confira o material completo no site do Instituto Alfa e Beto e acompanhe os debates sobre o futuro da educação no Brasil.

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Sim
PrevAnteriorSugestões para melhorar o Ensino Médio
próximoEnsino técnico na pauta da ReformaNext

Veja também

Formação em consciência fonêmica impulsiona alfabetização em São Cristóvão

São Cristóvão investe na consciência fonêmica para alfabetização

Educa SC: Participação do Instituto Alfa e Beto

Educa SC: Participação do Instituto Alfa e Beto

Especialista do Instituto Alfa e Beto explica o Método de Singapura

Especialista do Instituto Alfa e Beto explica o Método de Singapura

Destaques da Semana

Confira nossos destaques e fique atualizado

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Pilar Avança com o Método Fônico e Investe na Capacitação de Professores

Evasão é solução? Uma reflexão crítica sobre o ensino superior público

Evasão é solução para o ensino superior público?

O Brasil não precisa de mais escolas, mas de qualidade na educação

O Brasil não precisa de mais escolas

Desempenho no PISA: Por que Ninguém se Importa?

Desempenho no Pisa: Por que Ninguém se Importa?

Publicações

Confira nossos destaques e fique atualizado

65423aa7-d6bc-40f8-945b-3f2502254386

“O Programa Alfa e Beto trouxe materiais didáticos inovadores, formação para professores e metodologia eficaz na alfabetização”, diz prefeito de Júlio Borges (PI)

Betânia-do-Piauí

Betânia do Piauí quer ser referência em educação

capacitação1_Santa Cruz do Monte Castelo

Santa Cruz do Monte Castelo, no Paraná, é um dos novos parceiros do Instituto Alfa e Beto em 2025

Instituto Alfa e Beto Leva Educação de Qualidade Pelo País

Capacitações de Professores Realizada pelo Instituto Alfa e Beto

Webinars e Seminários

Confira nossos destaques e fique atualizado

Ensino Médio no Brasil: A Nova Reforma e Seus Desafios

Seminário Nacional de Educação em Bento Gonçalves

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Nossas publicações sobre a Educação Baseada em Evidências

Página Inicial do Instituto Alfa e Beto

Alfabetização: em que consiste e como avaliar

Ensino da Matemática

O ensino da Matemática nas séries iniciais

Nossas publicações

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE: cadastre para receber a newsletter do INSTITUTO ALFA E BETO.

Siga nossas redes

Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

QUEM SOMOS

Casos de Sucesso

NOSSOS MATERIAIS

PESQUISAS E PUBLICAÇÕES

LOJA ON-LINE

ENTRE EM CONTATO
  • BLOG
  • PUBLICAÇÕES
  • WEBINARS E SEMINÁRIOS
  • PRIMEIRA INFÂNCIA
  • ALFABETIZAÇÃO
  • ANOS INICIAIS
  • ANOS FINAIS
  • FLUÊNCIA DE LEITURA
  • SOLUÇÕES DIGITAIS
  • ALFA E BETO NA TV
  • AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-5418
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • atendimento@alfaebeto.org.br

Uberlândia/MG

  • Av. Anel Viário Ayton Senna, S/n - Uberlândia-MG - Industrial
  • Cep.: 38402-329
  • Telefone Geral: (34) 3212-1314
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br

Brasilia/DF

  • Setor Comercial Sul - Quadra 04 - Bloco A nº 209 Sala 303 - Edifício Mineiro
  • Cep: 70304-911
  • Telefone Geral: (61) 3323-54180
  • E-mail: atendimento@alfaebeto.org.br
ENTRE EM CONTATO
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube
  • Aviso de Privacidade
  • Política de Privacidade
  • Aviso sobre Cookies
  • Copyright 2025 © Instituto Alfa e Beto

Estamos usando cookies para oferecer a você a melhor experiência em nosso site.

Você pode saber mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los em .

  • Quem Somos
  • Casos de Sucesso
  • Nossos Materiais
    • Educação Infantil
    • Alfabetização
    • Anos Iniciais
    • Anos Finais
    • Fluência de Leitura
    • Soluções Digitais
    • Alfa e Beto na TV
    • Avaliações Educacionais
  • Publicações
    • Artigos Científicos
    • Matérias
    • IAB na Mídia
    • Seminários IAB
    • e-Books
    • Blog
    • Podcast
  • Coleção Ômega
  • Loja On-line
ENTRE EM CONTATO

Fale conosco

0800 940 8024

  • Telefone: (34) 3212-1314
  • WhatsApp: (34) 9-9330-0111
  • comunicacao@alfaebeto.org.br
Redes-sociais-icone-facebook Redes-sociais-icone-instagram Redes-sociais-icone-linkedin Redes-sociais-icone-youtube

Inscrição realizada com sucesso.

Em breve você começará a receber nossos informativos com as últimas novidades, artigos, matérias e notícias.

Mensagem enviada com sucesso.

Em breve retornaremos o contato.

WhatsApp
logomarca-instituto-alfa-e-beto-azulescuro
Oferecido por  GDPR Cookie Compliance
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

O Cookie Estritamente Necessário deve estar sempre ativado para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.

Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente os cookies.

Política de Cookies

Mais informações sobre nosso Aviso sobre Cookies

Mais informações sobre nossa Política de privacidade e nosso Aviso de privacidade